Artigos e Estudos

Corporate governance policy and company performance: The portuguese case

Elaborado por Carlos Alves da Faculdade de Economia do Porto e por Victor Mendes da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Neste estudo, os autores analisam a relação existente entre o grau de cumprimento das recomendações emitidas pela CMVM e os retornos das sociedades visadas.

Corporate governance policy and company performance: The portuguese case

Nos anos noventa, uma pluralidade de autoridades de supervisão e de grupos de trabalho de inspiração governamental emitiram recomendações sobre o corporate governance de sociedades cotadas. No presente documento, usando uma base de dados única, analisamos a relação existente entre o grau de cumprimento das recomendações emitidas pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários português e os retornos das sociedades visadas.

Utilizando um modelo multifactorial, concluímos que existe uma relação positiva entre o cumprimento de algumas das recomendações da CMVM e os retornos anormais apurados. Em particular, merece realce a evidência de efeito positivo entre a performance e a forma de organização e de funcionamento do órgão executivo da sociedade.

Consulte o estudo na integra:

Download do PDF


Instituto Português de Corporate Governance

Associação de direito privado, sem fins lucrativos

 

Instituto Português de Corporate Governance

 

Morada

Edifício Victoria

Av. da Liberdade, n.º 196, 6º andar

1250-147 Lisboa

Portugal

Informações

Tel./Fax: (+351) 21 317 40 09

Outros Contactos: Formulário Online

Skype: ipcg.portugal

Período de Funcionamento

Horário

10h00 - 13h00

14h00 - 18h00

Encerrado

Fins-de-semana e feriados