Artigos e Estudos

Corporate Governance e os Fundos de Investimento

Discurso de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., Director Geral da entidade responsável por coordenar as políticas da Comissão no Mercado Único, proferido, a 19 de Setembro de 2003, durante o fórum da Federação Europeia de Fundos e Sociedades de Investimento.

Alexander Schaub dedicou especial destaque à ligação entre a Corporate Governance e os Fundos de Investimento. A abordagem que a União Europeia tem realizado em relação a este tema, qual o seu plano de acção e as iniciativas que tem levado a cabo foram outros pontes importantes do discurso.

O orador focou ainda o difícil problema dos conflitos de interesses e identificou alguns desafios para o futuro. Schaub concluiu a sua intervenção sublinhando que os controlos internos apropriados, a fiscalização externa e a Corporate Governance estão agora no topo das agendas políticas. Uma implementação rigorosa é crucial para evitar que escândalos financeiros, similares aos que recentemente abalaram os Estados Unidos, venham a ocorrer na União Europeia.

Leia o discurso de Alexander Schaub na integra

© PortalExecutivo 2004. Todos os direitos reservados.


Instituto Português de Corporate Governance

Associação de direito privado, sem fins lucrativos

 

Instituto Português de Corporate Governance

 

Morada

Edifício Victoria

Av. da Liberdade, n.º 196, 6º andar

1250-147 Lisboa

Portugal

Informações

Tel./Fax: (+351) 21 317 40 09

Outros Contactos: Formulário Online

Skype: ipcg.portugal

Período de Funcionamento

Horário

10h00 - 13h00

14h00 - 18h00

Encerrado

Fins-de-semana e feriados