Comunicados

Comissão de Acompanhamento e Monitorização

Encontra-se já em funções a CAM – Comissão de Acompanhamento e Monitorização do Código de Governo das Sociedades que terá, entre outras missões, a de acompanhar os trabalhos de monitorização do Código e identificar as matérias que merecem ser analisadas no âmbito do processo de revisão do mesmo. Nestes termos e sem prejuízo da breve disponibilização do respetivo website, estão já disponíveis os endereços eletrónicos das comissões criadas para o efeito.



  • IPCG - Instituto Português de Corporate Governance
  • IPCG - Instituto Português de Corporate Governance
  • IPCG - Instituto Português de Corporate Governance
  • IPCG - Instituto Português de Corporate Governance

Após um longo período de trabalho visando a adopção, em Portugal, do modelo de auto-regulação no domínio do governo societário, o processo conheceu formalmente o seu epílogo com a celebração, no dia 13 de Outubro, em cerimónia realizada na CMVM, do Protocolo entre as partes que estabelece os princípios de cooperação entre a CMVM e o IPCG no que respeita ao novo Código de Governo das Sociedades, o qual se aplicará a partir do exercício de 2018. Dá-se, deste modo, sequência ao processo de transição para um modelo de auto-regulação, como acima referido.


  • IPCG - Instituto Português de Corporate Governance
  • IPCG - Instituto Português de Corporate Governance

Dando continuidade à política traçada de alargar o âmbito das suas actividades a outras geografias, com especial interesse para os PALOP’s, o IPCG celebrou, em cerimónia que decorreu no passado dia 1 de Fevereiro de 2017, em Maputo, um Protocolo de Cooperação com o IoDMZ - Instituto de Directores de Moçambique, através do qual as partes se comprometem a trocar informações sobre todas as matérias relacionadas com o corporate governance, com especial enfase na intervenção nos processos de capacitação profissional de executivos portugueses e moçambicanos deslocados pelas respectivas organizações para desenvolver a sua actividade em Portugal ou em Moçambique, bem assim como incentivar a cooperação com as associações profissionais relevantes no sentido do reconhecimento mútuo dessa capacitação.


  • IPCG - Instituto Português de Corporate Governance

Numa cerimónia que decorreu no passado dia 28 de Novembro, o IPCG - Instituto Português de Corporate Governance e o ICGM – Instituto de Corporate Governance de Macau celebraram um Protocolo de Cooperação cuja Cláusula Primeira fixa os objectivos que se pretendem atingir e que se consubstanciam num compromisso de cooperação mútua e permanente entre estas duas instituições que têm na promoção das boas práticas do governo societário o seu foco principal. Deste modo, o IPCG cumpre um dos propósitos enunciados no seu Plano de Actividades de alargar o âmbito das suas fronteiras e estabelecer elos de ligação duradores com instituições congéneres de outros países, em particular com aqueles que têm laços de afinidades seculares com Portugal, como é o caso agora de Macau. Enquadram-se nesta política o acordo já subscrito há alguns anos com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e os contactos mais recentes e ainda em curso com o Centro de Corporate Governance Angolano e o Institute of Directors of Mozambique.


Pág. 1 de 18

Sobre o IPCG

O IPCG visa promover a difusão das boas práticas do governo societário como instrumento incontornável para a eficiência económica, o crescimento sustentável e a estabilidade financeira, fundados num modelo recomendatório que partilha a autorregulação.

Instituto Português de Corporate Governance

Associação de direito privado, sem fins lucrativos

 

Instituto Português de Corporate Governance

 

Morada

Edifício Victoria

Av. da Liberdade, n.º 196, 6º andar

1250-147 Lisboa

Portugal

Informações

Tel./Fax: (+351) 21 317 40 09

E-mail geral: ipcg@cgov.pt

Skype: ipcg.portugal

Período de Funcionamento

Horário

10h00 - 13h00

14h00 - 18h00

Encerrado

Fins-de-semana e feriados