Dando continuidade à política traçada de alargar o âmbito das suas actividades a outras geografias, com especial interesse para os PALOP’s, o IPCG celebrou, em cerimónia que decorreu no passado dia 1 de Fevereiro de 2017, em Maputo, um Protocolo de Cooperação com o IoDMZ - Instituto de Directores de Moçambique, através do qual as partes se comprometem a trocar informações sobre todas as matérias relacionadas com o corporate governance, com especial enfase na intervenção nos processos de capacitação profissional de executivos portugueses e moçambicanos deslocados pelas respectivas organizações para desenvolver a sua actividade em Portugal ou em Moçambique, bem assim como incentivar a cooperação com as associações profissionais relevantes no sentido do reconhecimento mútuo dessa capacitação.

Numa cerimónia que decorreu no passado dia 28 de Novembro, o IPCG - Instituto Português de Corporate Governance e o ICGM – Instituto de Corporate Governance de Macau celebraram um Protocolo de Cooperação cuja Cláusula Primeira fixa os objectivos que se pretendem atingir e que se consubstanciam num compromisso de cooperação mútua e permanente entre estas duas instituições que têm na promoção das boas práticas do governo societário o seu foco principal. Deste modo, o IPCG cumpre um dos propósitos enunciados no seu Plano de Actividades de alargar o âmbito das suas fronteiras e estabelecer elos de ligação duradores com instituições congéneres de outros países, em particular com aqueles que têm laços de afinidades seculares com Portugal, como é o caso agora de Macau. Enquadram-se nesta política o acordo já subscrito há alguns anos com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e os contactos mais recentes e ainda em curso com o Centro de Corporate Governance Angolano e o Institute of Directors of Mozambique.

O Instituto Português de Corporate Governance (IPCG) assinou no dia 11 de Dezembro de 2014, em Lisboa, um protocolo de colaboração com a Alumni Económicas - Associação Antigos Alunos do ISEG. Através deste protocolo de colaboração, o IPCG será parceiro de referência da Alumni Económicas na promoção, divulgação e realização de iniciativas sobre questões de Corporate Governance.

O Instituto Português de Corporate Governance (IPCG) assinou no dia 18 de Julho, em Lisboa, um protocolo de colaboração com a Associação Fiscal Portuguesa (AFP). O protocolo estabelece as bases para a realização conjunta de iniciativas que visem o aprofundamento, promoção do estudo e divulgação da ciência e técnica fiscal nas matérias que interajam com questões relativas ao Bom Governo das Pessoas Colectivas (Corporate Governance).

Pág. 1 de 17