Seminários, Conferências e Workshops

Corporate governance no sector público

O Instituto Português de Corporate Governance (IPCG) organizou a Conferência “Corporate Governance e o Sector Empresarial do Estado - Critérios Políticos na Nomeação de Gestores?”, que teve lugar no dia 7 de Novembro às 17 horas, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). A conferência teve como oradora Dame Janet Gaymer CBE, Commissioner for Public Appointments in England and Wales.

logo Cgov

Corporate Governance e o Sector Empresarial do Estado:

“Critérios políticos na nomeação de gestores?”

Conferência de Dame Janet Gaymer CBE
    Commissioner for Public Appointments in England and Wales.

A Conferência foi aberta pelo Exm.º Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, Dr. Carlos Manuel Costa Pina e a oradora introduzida pelo Vice-Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian e Associado Fundador do IPCG, Dr. Diogo de Lucena e pelo Presidente da Direcção do Instituto, Eng. João Talone.

O cargo de Comissioner for Public Appointments foi criado, no Reino Unido, em Novembro de 1995. O respectivo titular é nomeado pela Rainha de Inglaterra, sendo independente face ao Government e ao Civil Service.

As suas atribuições são, essencialmente, regular, acompanhar e fiscalizar as nomeações, feitas pelos Ministros do Reino Unido, para os Conselhos de Administração de mais de um milhar de entidades públicas, nacionais e regionais, tendo em conta a conformidade destas nomeações com o procedimento previsto no Code of Practice for Ministerial Appointments.

O IPCG pretende promover um debate aberto sobre todos os temas relacionados com o Governo Corporativo das empresas, sendo este, sem dúvida, de grande relevância.

pdfDiscurso do Exm.º Secretário de Estado Tesouro e Finanças, Dr. Carlos Costa Pina

pdfDiscurso de Mrs. Janet Gaymer CBE

pdfApresentação PowerPoint de Mrs. Gaymer

pdfVeja a lista de inscrições

pdfClipping de notícias Abril de 2009

pdfVeja nota biográfica de Dame Janet Gaymer CBE

Conheça o sítio do Office of the Commissioner for Public Appointments.

pdfPrograma da Conferência

Parceiros conferencia