Códigos de Governo

Comunicado do IPCG sobre a entrada em vigor do Código de Governo das Sociedades e respetivo sistema

O IPCG - Instituto Português de Corporate Governance informa que acordou com a AEM – Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado e com a Euronext Lisbon um sistema de monitorização, acompanhamento e revisão do Código de Governo das Sociedades IPCG 2018. Nos termos desse acordo, de que foi dado prévio conhecimento à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, (i) O sistema de monitorização e acompanhamento instituído entra de imediato em vigor; (ii) O Código de Governo das Sociedades vigora a partir de 1 de janeiro de 2018.

Comunicado do IPCG - Instituto Português de Corporate Governance sobre a entrada em vigor do Código de Governo das Sociedades e respetivo sistema de monitorização, acompanhamento e revisão

O IPCG - Instituto Português de Corporate Governance informa que acordou com a AEM – Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado e com a Euronext Lisbon um sistema de monitorização, acompanhamento e revisão do Código de Governo das Sociedades IPCG 2018. Nos termos desse acordo, de que foi dado prévio conhecimento à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários,

  1. O sistema de monitorização e acompanhamento instituído entra de imediato em vigor;
  2. O Código de Governo das Sociedades vigora a partir de 1 de janeiro de 2018.

Em anexo, dá-se conhecimento do teor integral do referido sistema de acompanhamento e de monitorização, conforme consta do Protocolo para o efeito instituído com a AEM.

Em anexo, é também apresentada a composição da Comissão de Acompanhamento e Monitorização do Código, já estabelecida em execução do Protocolo.

O IPCG congratula-se com o resultado alcançado, deixando expressa uma palavra de agradecimento a todas as entidades envolvidas no longo processo que conduziu à entrada em vigor do Código, reiterando, uma vez mais, o seu empenho em promover a observância prática dos princípios de bom governo das sociedades e em dialogar, de forma permanente e construtiva, com todos os agentes do mercado, visando a consolidação das melhores práticas de governo societário em Portugal e, assim, contribuir para o desenvolvimento e afirmação do mercado de capitais nacional.

Uma palavra de agradecimento é também devida a todas pessoas que aceitaram, aliás de forma pronta, integrar a Comissão de Acompanhamento e Monitorização do Código, dando o seu contributo empenhado para esta nova fase do governo societário em Portugal.

Lisboa, 19 de Março de 2018

pdfProtocolo IPCG & AEM

pdfComissão de Acompanhamento e Monitorização do Código


Sobre o IPCG

O IPCG visa promover a difusão das boas práticas do governo societário como instrumento incontornável para a eficiência económica, o crescimento sustentável e a estabilidade financeira, fundados num modelo recomendatório que partilha a autorregulação.

Instituto Português de Corporate Governance

Associação de direito privado, sem fins lucrativos

 

Instituto Português de Corporate Governance

 

Morada

Edifício Victoria

Av. da Liberdade, n.º 196, 6º andar

1250-147 Lisboa

Portugal

Informações

Tel./Fax: (+351) 21 317 40 09

E-mail geral: ipcg@cgov.pt

Skype: ipcg.portugal

Período de Funcionamento

Horário

10h00 - 13h00

14h00 - 18h00

Encerrado

Fins-de-semana e feriados