Rui Pereira Dias
CURRICULUM VITAE
Rui Pereira Dias
Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Mestre em Ciências Jurídico-Empresariais e Doutor em Direito Internacional pela mesma instituição. Estudou ainda na Universidade de Heidelberg e obteve um LL.M. na New York University School of Law, na menção International Business Regulation, Litigation and Arbitration, enquanto bolseiro Fulbright.
Realizou diversas estadias de investigação, designadamente, no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht, em Hamburgo, no Institut für ausländisches und internationales Privat- und Wirtschaftsrecht, da Universidade de Heidelberg, e na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, como bolseiro da Max-Planck-Gesellschaft, da Alexander von Humboldt-Stiftung e do programa Santander Universidades.
É, entre outros, Presidente da Direção da ADSR - Associação Direito das Sociedades em Revista; Redator-Delegado da DSR – Direito das Sociedades em Revista; Sub-Diretor da Revista Internacional de Arbitragem e Conciliação; um dos co-autores do Código das Sociedades Comerciais em Comentário (IDET/Almedina, vols. I a VII); Vice-Presidente da Associação Luso-Alemã de Juristas; Diretor Executivo (2018-2023) e membro (2023- ) da Comissão Executiva de Acompanhamento e Monitorização do Código de Governo das Sociedades do IPCG de 2018.
É membro do GEDIP - Groupe européen de droit international privé, assim como do ECLE - European Company Law Experts.
É Advogado desde 2004, atualmente com a inscrição suspensa a seu pedido.
Integra, desde 2019, a lista de árbitros do Centro de Arbitragem Comercial da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa.
Entre outras publicações, é autor dos livros “Responsabilidade por Exercício de Influência sobre a Administração de Sociedades Anónimas” (2007), “Pactos de Jurisdição Societários” (2018) e co-coordenador do “Manual de Arbitragem Internacional Lusófona” (2020), todos publicados pela Almedina.