Notícias Recentes

cpbs Notícias

Como se comparam os Códigos de Ética/Conduta das empresas cotadas no PSI-20 com os das empresas do FTSE-100?

O Fórum de Ética da Católica Porto Business School, coordenado por Helena Gonçalves,  debateu  na aula aberta, do passado dia 22 de fevereiro, o estudo sobre códigos de ética e apresentou o Code of Ethics/Conduct Index [PSI] Portugal. A sessão “Código de ética/conduta: o que nos diz sobre a cultura ética da organização?” contou com a presença de Manuela Silva, provedora de Ética da EDP e responsável pelo Ethics Office corporativo.


g-crescoli-365898-unsplash Notícias

“Rock or Roll. Profit or Purpose”: contributos do governo das sociedades

Expresso.pt

Opinião | Mariana Fontes da Costa 
Professora na Universidade do Porto e Diretora Executiva da CEAM - Comissão Executiva de Acompanhamento e Monitorização do Código de Governo das Sociedades do IPGC

 

O grande desafio do governo das sociedades nos dias de hoje é traçar orientações que continuem a promover a sustentabilidade interna de longo prazo da sociedade comercial, sem fazer perigar a sustentabilidade externa à empresa


g-crescoli-365898-unsplash Notícias

“Governança eficaz, também no setor público e autárquico”

O Jornal Económico

Gonçalo Reis (2024, 19 de janeiro), n.º 2233, 14

O IPCG - Instituto Português de Corporate Governance tem vindo a divulgar boas práticas que contribuem para a qualidade das instituições. Para além do universo das grandes empresas, tem havido um esforço para incluir as PME nas recomendações, e ainda o setor empresarial do Estado, tendo sido criado um grupo de trabalho para esta área, que tenho o gosto de integrar.  É neste âmbito que elaboro estas reflexões.... Ver Mais >>


g-crescoli-365898-unsplash Notícias

"Conselho consultivo do Banco de Fomento vai ajudar a definir estratégia"

Eco.sapo.pt

"A estreia das 15 personalidades independentes foi esta quarta-feira. Celeste Hagatong e Ana Carvalho explicaram os constrangimentos passados do BPF e os planos para o futuro."

(...)"Este órgão estava previsto no decreto-lei de 2020 que regula a atividade e o funcionamento do BPF, mas só agora foi nomeado. Tem como presidente Guilherme D’Oliveira Martins e mais 14 personalidades: Álvaro Cordeiro Dâmaso, em representação do Governo Regional dos Açores; Catarina Castro, em representação do Governo Regional da Madeira; o presidente da Associação Portuguesa de Bancos, Vítor Bento; o presidente do Instituto Português de Corporate Governance, João Moreira Rato; Fausto Brito e Abreu; Filipe Duarte Santos; Isabel Braga da Cruz; Jorge Vasconcellos; José Luís Alvim; Manuel Caldeira Cabral; Maria José Sousa; Pedro Oliveira; Pedro Reis e ainda Rosário Macário.(...) …Ver Mais


g-crescoli-365898-unsplash Notícias

“As startups precisam de se preocupar com Governança?”

O Jornal Económico

Diogo Moreira-Rato (2024, 5 de janeiro), n.º 2231, 13

O papel crucial da governança em startups: uma análise abrangente

No mundo acelerado das startups, onde a inovação e a disrupção são a norma, a importância da governação é muitas vezes ignorada. No entanto, compreender e implementar práticas de governaça eficazes pode ser uma vantagem competitiva para as startups, influenciando a sua credibilidade, posicionamento no mercado, avaliação e facilidade no “EXIT”.... Ver Mais >>


g-crescoli-365898-unsplash Notícias

“Desmistificar a Governança em Pequenas e Médias Empresas: Guia para o Crescimento Sustentável”

O Jornal Económico

Diogo Moreira-Rato. (2023, 15 de dezembro), n.º 2228, 29

No mundo dinâmico das pequenas e médias empresas (PME), o conceito de governação pode muitas vezes parecer um puzzle complexo, e tema reservado para as grandes empresas. Implementar práticas de governação eficazes é crucial para o crescimento sustentável e o sucesso destas empresas.... Ver Mais >>


g-crescoli-365898-unsplash Notícias

"É um erro achar que a governance substitui ingredientes principais de uma empresa"

Jornaleconomico.sapo.pt

Rodolfo Alexandre Reis e José Carlos Lourinho, 12 de dezembro de 2023

“Achar que a governance substitui aquilo que são os ingredientes principais que uma empresa deve ter é cometer um erro”. A ideia foi defendida por Nuno Marques, CEO do Grupo Visabeira, durante o painel dedicado ao tema ‘ESG: a relevância do G’ no evento Forbes Annual Summit 2023: Empower the Future que tem lugar esta terça-feira e que reúne decisores políticos, empresários e académicos, para debater o papel da inovação para um futuro mais justo e mais sustentável.

Este painel que contou também com a participação de João Moreira Rato, presidente do Instituto Português de Corporate Governance e Assunção Cristas, professora da Nova School of Law e responsável pela plataforma de serviços integrados ESG da Vieira de Almeida.... Ver Mais >>

 


Crédito: Jornal Económico, 12 dez. 2023

Forbes Annual Summit 2023: "Empower the Future"

O evento Forbes Annual Summit, este ano dedicado à temática "Empower the Future", decorreu no dia 12 de dezembro, no Pestana Palace, em Lisboa. João Moreira Rato, Presidente do Instituto Português de Corporate Governance (IPCG) debateu o tema da Relevância da Governança no ESG, com Assunção Cristas, Professora da NOVA School of Law, Responsável pela Plataforma de Serviços Integrados ESG da VdA Nuno Marques, CEO do Grupo Visabeira,  moderação de Filipe Alves, Publisher da Media N9ve.

Este evento promovido pela Forbes contou com a participação de decisores políticos, empresários e académicos, que discutiram os desafios do presente e do futuro do mundo e debateram o papel da inovação para um futuro mais justo e mais sustentável.


g-crescoli-365898-unsplash Notícias

“A TAP atropelou todas as regras de corporate governance" - João Moreira Rato

Visão.pt

Gonçalo Almeida, 5 de dezembro de 2023

O presidente do Instituto Português de "Corporate Governance" considera que o setor empresarial do Estado está muito atrasado no cumprimento do código de governança.

O episódio que envolveu a saída da ex-administradora Alexandra Reis da TAP é um exemplo da forma “deficiente” como as empresas do Estado lidam com a governança corporativa, garante João Moreira Rato, no evento ESG Talks – uma iniciativa do novobanco em parceria com a VISÃO e a EXAME, com os knowledge Partners Nova SBE e PwC.

Na sua intervenção, o presidente do Instituto Português de “Corporate Governance” (IPCG) diz que “há duas áreas em que vamos tentar estar mais presentes: nas pequenas e médias empresas e no setor empresarial do Estado”, uma vez que são dois setores que estão muito atrasados num cumprimento do código estabelecido. ... Ver Mais >>

 


imagem_1 Notícias

DEI as a Driver of Good Governance: Insights and Case Studies from Portugal

 A EWOB Portugal e a Fundação Santander coorganizaram o evento intitulado "DEI as a Driver of Good Governance: Insights and Case Studies from Portugal”, que teve lugar no dia 10 de novembro, no Auditório do Santander, em Lisboa.

Entre os oradores, destacaram-se o Professor Doutor João Moreira Rato (Presidente da Direção do IPCG), Inês Oom de Sousa (Presidente da Fundação Santander), Kristen Anderson (CEO da EWOB), Margarida Couto (Presidente da Grace) e Paulo Simões (Headhunter na Egon Zehnder).


1-slide-2-copy-49 Notícias

6.ª edição do Programa BEST | “Turismo future-proof: modelos de governação, gestão de riscos e ação climática”

O Programa BEST – Business Education for Smart Tourism  é uma iniciativa nacional de capacitação promovida pelo Turismo de Portugal em parceria com a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e as associações do setor, lançada em 2018 com o objetivo de promover as competências estratégicas e de gestão competitiva das empresas turísticas. “Turismo future-proof: modelos de governação, gestão de riscos e ação climática”  é o tema da conferência online de lançamento da 6.ª edição do Programa BEST – Business Education for Smart Tourism, que realizar-se-á no dia 10 de novembro de 2023, das 10h30m às 12h.

A abertura da conferência contará com uma intervenção de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal. O tema “Corporate Governance nas PME do Turismo” será abordado por Renata Melo Esteves, membro da Comissão Executiva de Acompanhamento e Monitorização do Instituto Português de Corporate Governance​, enquanto a análise sobre “Gestão de Risco: estratégias para identificar, avaliar e controlar incertezas e ameaças” será feita por Fátima Geada, presidente do Instituto Português de Auditoria Interna.


sustentabilidade- Notícias

Congresso internacional | Sustentabilidade Empresarial, Direitos Humanos e Ambiente

Vimos dar conhecimento do Congresso internacional Sustentabilidade Empresarial, Direitos Humanos e Ambiente: Antes e para lá da diretiva anunciada (Dever de diligência das empresas em matéria de sustentabilidade) tem como objetivo fomentar o debate sobre o tema, reunindo especialistas e profissionais nacionais e internacionais no dia 27 de outubro de 2023, em evento híbrido organizado pelo Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.


Conferência Internacional "Estratégia ESG para PME Exportadoras"

versão pt

 

Sensibilizar e apoiar as PME Exportadoras na adoção de práticas ambientais, sociais e de governação (ESG) é o mote e o objetivo da Conferência Internacional que irá realizar-se no dia 25 de setembro de 2023, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.  Organizada pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal numa iniciativa da Secretaria de Estado da Internacionalização, a Conferência visa promover uma estratégia para adaptação das PME Exportadoras às mudanças resultantes da transposição da Diretiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativa (CSRD) aprovada pela Comissão Europeia em dezembro de 2022, e de um conjunto de novos standards e regras sobre o relato de sustentabilidade das empresas, que serão anunciados em 2024.


ipai---logo_copy Notícias

2023 IIA PORTUGAL CONFERÊNCIA ANUAL | JORNADAS ESG

IIA Portugal/IPAI – Instituto Português de Auditoria Interna, entidade com a qual o IPCG detém um Protocolo de Cooperação vai organizar, nos dias 12 e 13 de Outubro de 2023, a Conferência Anual Auditoria Interna e Jornadas ESG com o apoio da Confederação Europeia dos Institutos de Auditoria Interna (ECIIA), que terá como lema “Descobrir a auditoria com inspiração”, no Centro Cultural de Belém, Lisboa.


g-crescoli-365898-unsplash Notícias

Sustentabilidade, inteligência artificial e igualdade entre homens e mulheres entram para o Código de Governo das Sociedades

Expresso | SER

"O Código de Governo das Sociedades, em Portugal, passou a ter um novo capítulo dedicado ao tema da sustentabilidade. João Moreira Rato, presidente do IPCG, explicou ao Expresso SER as principais alterações e garante que à medida que a nova geração de millennials vai acumulando riqueza e capacidade de tomar decisões, as preocupações com a sustentabilidade vão aumentando." …Ver Mais


conference-auditorium-crowd-2340-850 Notícias

Conference: Resilience of family businesses during turbulent times (30 June - 1 July 2023 | Tartu, Estonia)

As part of the Family Capitalism pillar of the ECGI’s Responsible Capitalism initiative, the conference will focus on how family-owned enterprises can harness their long-term vision and values to achieve stronger resilience during current challenges caused by inflation, geopolitical risks, supply chain crisis, and financial constraints. Family businesses often demonstrate higher flexibility during crisis, securing jobs and supporting their local communities. The discussion will revolve around the opportunities and challenges that lie ahead for the next generation of family business leaders, and practical guidance for family enterprises shaping the future.


Sessão de abertura da ESG WEEK 2023

A 2.ª edição da ESG WEEK 2023 sobre o tema "ESG no Mundo: Desafios", organizada pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial, que teve lugar no passado dia 17 de abril, no Espaço Atmosfera M, em Lisboa, contou na sua sessão de abertura, com a presença do Dr. José Costa Pinto, Vogal da Direção do IPCG - Instituto Português de Corporate Governance, que na sua intervenção destacou a mais recente versão do Código de Governo das Sociedades do IPCG.


Conferência Sustentabilidade e Bom Governo: Novas Perspetivas para a Auditoria

No próximo dia 12 de abril, a Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa receberá a 6.ª Conferência da NOVA IMS e da IGF - Inspeção Geral de Finanças, que será dedicada ao tema: "Sustentabilidade e Bom Governo: Novas Perspetivas para a Auditoria".

O painel de debate sobre a temática "Responsabilidade ambiental, social e de governação (ESG)" conta com a participação do Professor Doutor João Moreira Rato, Presidente da Direção do IPCG - Instituto Português de Corporate Governance.


adult-business-businessman-618613-2-2340-850 Notícias

Ethics Standards for Tax Planning and Related Services | IESBA

Sendo o Instituto Português de Corporate Governance um centro de reflexão de excelência, para a divulgação e debate de assuntos relacionados com o Corporate Governance, partilhamos a publicação das propostas colocadas em consulta pública pelo IESBA  (International Ethics Standards Board for Accountants) relativas à emissão de padrões éticos a observar pelos profissionais envolvidos na prestação de serviços de planeamento fiscal.


Pág. 1 de 7

Instituto Português de Corporate Governance

Associação de direito privado, sem fins lucrativos

 

Instituto Português de Corporate Governance

 

Morada

Edifício Victoria

Av. da Liberdade, n.º 196, 6º andar

1250-147 Lisboa

Portugal

Informações

Tel.: (+351) 21 317 40 09

Fax: (+351) 21 936 28 23

Outros Contactos: Formulário Online

Skype: ipcg.portugal

Período de Funcionamento

Horário

09h00 - 13h00

14h00 - 18h00

Encerrado

Fins-de-semana e feriados