O IPCG - Instituto Português de Corporate Governance assinala mais um novo associado: o Sport Lisboa e Benfica é a primeira Sociedade Anónima Desportiva a torna-se membro associado.
O IPCG - Instituto Português de Corporate Governance assinala mais um novo associado: o Sport Lisboa e Benfica é a primeira Sociedade Anónima Desportiva a torna-se membro associado.
Ana Maia, 25 de setembro de 2025
O IPCG marcou presença na Oficina de Reflexão sobre Serviços de Emergência Médica Pré-Hospitalar, promovida pela Comissão Técnica Independente, criada pela Ministra da Saúde, Ana Paula Martins. O Presidente da Direção do IPCG, João Moreira Rato, representou o Instituto neste encontro, contribuindo para um debate estratégico sobre temas cruciais para o futuro dos serviços de emergência médica em Portugal.
📰 Destaque no Jornal Económico
No seu mais recente artigo de opinião, publicado no Jornal Económico, o coordenador do Programa Avançado em Inteligência Artificial para Administradores (PAIAA), Bruno Horta Soares, reflete sobre o impacto da IA na Corporate Governance e sobre o papel dos administradores perante esta transformação inevitável.
Maria Teixeira Alves, 21 de julho de 2025
O Conselho Geral do Instituto Português de Corporate Governance (IPCG) aprovou, no passado dia 15 de julho, por unanimidade a nova Direção do Instituto, marcando o início do segundo mandato de João Moreira Rato como Presidente e de José Costa Pinto, que assume agora a Vice-Presidência.
Luís Alves Almeida, 21 de julho de 2025
Direção do IPCG passa agora a ter nove membros. João Moreira Rato foi também nomeado vogal não executivo da administração da Caixa Geral de Depósitos recentemente.
Margarida Vaqueiro Lopes, 21 de julho de 2025
Direção do IPCG passa a ter nove elementos - mais um que a anterior - com João Moreira Rato a iniciar segundo mandato em frente ao Instituto que investiga e divulga os princípios de Corporate Governance das empresas.
O IPCG - Instituto Português de Corporate Governance apoiou a realização do primeiro Fórum In House sobre Corporate Governance, que teve lugar no Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
COMUNICADO DE IMPRENSA
4 de julho de 2025
O Instituto Português de Corporate Governance (IPCG) apresentou hoje um conjunto de 23 recomendações destinadas a reforçar a transparência, a eficácia e a responsabilização no exercício da função acionista do Estado, no âmbito do Setor Empresarial do Estado (SEE).
Inês Amado, 4 de julho de 2025
Instituto presidido por João Moreira Rato redigiu um “manual” de boas práticas para o setor empresarial público. São 23 recomendações. Programa de Governo já refletiu este trabalho.
Hugo Neutel, 4 de julho de 2025
O retrato é arrasador: a falta de regras de “governance” claras no Setor Empresarial do Estado (SEE) facilita o clientelismo partidário e a interferência política na gestão. A conclusão é do Instituto Português de Corporate Governance (IPCG), que desenhou 23 recomendações para melhorar a relação entre o acionista público das empresas do SEE e a independência de gestão.
Ana Batalha Oliveira, 4 de julho de 2025
IPCG alerta para fraca governança que tem permitido casos mediáticos em empresas públicas, como TAP e Efacec. Faz recomendações, da avaliação das participações do Estado à maior autonomia da gestão.
Organizado pelo Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra com o apoio do IPCG - Instituto Português de Corporate Governance e AEM - Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercados, o Forum In House sobre Corporate Governance, coordenado por Rui Dias (IJ/FDUC), terá lugar no Colégio da Trindade, em Coimbra, a 8 de julho de 2025.
Foi com esta ideia clara que, em representação do IPCG, a Professora Doutora Mariana Fontes da Costa, Diretora Executiva da CEAM – Comissão Executiva de Acompanhamento e Monitorização do Código de Governo das Sociedades do IPCG, marcou a sua intervenção no encontro “O Benfica e a Sustentabilidade – Ganhar em Todos os Campos”, que teve lugar ontem de manhã no Estádio da Luz.
João Moreira Rato, Presidente do Instituto Português de Corporate Governance (IPCG), é o próximo convidado do ciclo “Conversas do Futuro” promovido pelo grupo Sharing Knowledge.
Março de 2025
Artigo de Opinião | Duarte Calheiros |
Vice-Presidente da Direção do IPGC |
"Na realidade e no essencial, o código é um conjunto de boas práticas de gestão que se adequam a todas as empresas que já exibam alguma dimensão empresarial e organizacional, mas independentemente de serem ou não cotadas. Com feito, as recomendações do código que respeitam especificamente à condição de empresa cotada não são em número muito elevado (e seriam então não aplicáveis em relação a empresas não cotadas que aderissem ao código). Ao aceitarem o desafio de adotarem o código as empresas não cotadas que o façam estão a enviar um claro sinal a todos os seus stakeholders de que pugnam por uma gestão que prima pela transparência e rigor."
É com muito gosto que lançamos oficialmente as candidaturas para o CSO Circle, em parceria com o BCSD Portugal.
O CSO Circle é uma comunidade que reúne Chief Sustainability Officers (CSO) de empresas portuguesas - ou administradores e diretores com o pelouro da sustentabilidade - e que pretende ajudar a empoderar, apoiar e capacitar quem ocupa este cargo, através da partilha de desafios e potenciais soluções, no âmbito das políticas de ESG (Ambiente, Sociedade e Governança).
Decorreu no passado dia 12 de fevereiro de 2025, no Sheraton Lisboa Hotel & SPA, um pequeno-almoço de role model promovido pela PWN Lisbon, que contou com a participação de João Moreira Rato, Presidente da Direção do IPCG - Instituto Português de Corporate Governance.
O IPCG – Instituto Português de Corporate Governance, parceiro de referência da Católica Porto Business School, tem o prazer de anunciar dois Cursos Executivos de destaque, com início em fevereiro e março de 2025.
💼10% de desconto para associados IPCG
📌Próximas edições:
•Ética, Compliance e Whistleblowing nas Organizações –Fevereiro
•Chief Ethics & Compliance Officer –Março
Margarida Vaqueiro Lopes, 9 de janeiro de 2025
O código de práticas do governo societário continua a assustar muitas empresas – sobretudo as mais pequenas – que temem ficar aquém dos objetivos estipulados. Ao Dinheiro Vivo, o presidente do IPCG fala da necessidade de desmistificar conceitos, de chamar o Setor Empresarial do Estado à responsabilidade e da importância da Corporate Governance na proteção dos trabalhadores. Uma conversa sobre boas-práticas nas empresas, no rescaldo de dois casos que têm estado na agenda mediática.
O Instituto Português de Corporate Governance (o “IPCG”) tem, ao longo dos seus mais de 20 anos de atividade, fundado a sua atuação associativa num inderrogável compromisso com a promoção da difusão das boas práticas do governo societário em Portugal. Desafiado por uma missão desta magnitude e importância, o IPCG tem desenvolvido direta e indiretamente, individualmente ou em parceria com terceiros, dezenas de atividades anuais visando a plena prossecução deste objetivo.
André Veríssimo, 22 de novembro de 2024
"O Instituto Português de Corporate Governance (IPCG) é, desde 2018, responsável pelo Código de Governo das Sociedades e pela monitorização do seu acolhimento pelas empresas."
É com grande satisfação que anunciamos a nomeação de Ana Bebiano como a nova Diretora Geral do IPCG. Com um sólido percurso de mais de 15 anos como advogada na indústria de gestão de ativos em Londres e um forte compromisso na promoção das melhores práticas de Corporate Governance, Ana Bebiano traz consigo experiência e dinamismo que serão fundamentais para a implementação da estratégia do IPCG.
No passado dia 24 de outubro de 2024, realizou-se a Aula Aberta do Curso Executivo de Ética, Compliance e Whistleblowing nas Organizações, da Católica Porto Business School, que contou com a participação de João Moreira Rato, Presidente da Direção do IPCG - Instituto Português de Corporate Governance.
A GS1 Portugal organizou, no passado dia 3 de outubro de 2024, o seu 9.º Congresso. O evento, focado nos desafios da sustentabilidade e transição digital, reuniu especialistas, empresas e líderes de diversos sectores para debater o impacto dos pilares ESG (Ambiental, Social e Governação) na gestão e na sociedade. Em representação do IPCG - Instituto Português de Corporate Governance, José Costa Pinto, membro da Direção, salientou que a integração dos princípios ESG na estratégia das sociedades não é apenas uma tendência, mas um princípio fundamental de corporate governance para garantir um crescimento sustentável e responsável no futuro.
No passado dia 25 de setembro de 2024, o Turismo de Portugal reconheceu publicamente as empresas comprometidas com a sustentabilidade, através da adesão ao Programa Empresas Turismo 360º.
Este evento contou com a presença de João Moreira Rato, Presidente do IPCG - Instituto Português de Corporate Governance como keynote speaker, Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo e Carlos Abade,Presidente do Turismo de Portugal.
Bruno Horta Soares, 27 de setembro de 2024
A IA pode ajudar a navegar por um mar de dados, mas continuará a ser o líder que determina o rumo a seguir.
Fábio Carvalho da Silva, 24 de setembro de 2024
O presidente do Instituto Português de Corporate Governance explica que é preciso um consenso sobre esta tema e alguma previsibilidade. Já o advogado da CCA, Tomás Assis Teixeira diz que o setor "está a tentar recuperar o que foi causado em 2023", mas assegura que é possível vender Portugal aos investidores estrangeiros.
No dia 3 de outubro de 2024, realizar-se-á o 9.º Congresso GS1 Portugal que traz a debate o tema ESG com convidados de referência e especialistas na matéria e terá lugar no Auditório Museu do Oriente, em Lisboa.
No dia 25 de setembro de 2024, às 15h00, o Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel será o palco de um evento organizado pelo Turismo de Portugal. Neste encontro, que reunirá diversas entidades e empresas para discutir a importância de um compromisso objetivo das empresas de turismo com uma agenda ESG (Environmental, Social, Governance), o Turismo de Portugal fará um reconhecimento público das empresas que se juntaram ao Programa Empresas Turismo 360º e que, ao adotarem uma agenda ESG, já alcançaram o status de ESG Engaged 2023.
Diogo Moreira-Rato, 11 de setembro de 2024
As empresas familiares enfrentam a complexidade adicional de gerir relações familiares juntamente com as operações comerciais.
As empresas familiares constituem a espinha dorsal das economias em todo o mundo, contribuindo significativamente para o emprego, a inovação e o crescimento económico. Portugal não é uma exceção. No entanto, a dinâmica única dentro das empresas familiares apresenta frequentemente desafios complexos, especialmente nas áreas como a governação, o planeamento de sucessão e a criação de valor.
Assista à entrevista na integra.
Hugo Neutel, 28 de agosto de 2024
O presidente do Instituto Português de Corporate Governance entende que o tempo dedicado às instituições é apenas um dos fatores a ter em conta e não deve ser sobrevalorizado.
Hugo Neutel, 28 de agosto de 2024
Administradores não executivos dedicam 15 horas semanais às funções, conclui o Banco de Portugal. Instituto de Corporate Governance entende que o desempenho não se mede “ao minuto”.
Mariana Bandeira, 19 de agosto de 2024
Os acionistas da empresa portuguesa vão reunir-se no próximo dia 12 de setembro para nomear Tiago Craveiro, ex-diretor da Federação Portuguesa de Futebol e consultor na CR7 SA, como administrador não executivo.
19 de agosto de 2024
A Visabeira propõe a nomeação de Tiago Craveiro, consultor da empresa de Ronaldo, para administrador não-executivo a ser votada na assembleia-geral extraordinária de 12 de setembro.
João Moreira Rato, 1 de agosto de 2024
A existência desta política e a sua divulgação faria com que o Estado tivesse de prestar contas aos cidadãos sobre a racionalidade de uma empresa ser sua participada e poderia também chamar a atenção para os benefícios de uma eventual privatização.
Patrícia Abreu, 25 de julho de 2024
Sendo o Estado o maior acionista, com uma posição de 44,89%, “o presidente do conselho de administração (CA) deve assumir as responsabilidades das relações com a tutela“, defende João Moreira Rato, presidente do Instituto Português de Corporate Governance (IPCG)...
Paulo Paixão, 19 de julho de 2024
A maximização do potencial da IA na transformação dos negócios, exige que as empresas se foquem nas atividades de alto valor acrescentado.
Mafalda Freire, 18 de julho de 2024
O estudo ‘ Boardroom Lens on Generative AI‘ da KPMG Portugal revela que inteligência artificial generativa já está a ser integrada por 33% das entidades inquiridas a nível nacional e que existe o sentimento de que «pode ser um diferencial competitivo importante para as organizações»
Pág. 1 de 9
Av. Eng. Duarte Pacheco
Amoreiras Torre 2, 14.º E
1070-102 Lisboa
Telf.: (+351) 21 317 40 09
Tlm.: (+351) 968 586 871
Fax: (+351) 21 936 28 23
Outros Contactos: Formulário Online
WhatsApp: https://wa.me/351968586871/
Horário
09h00 - 13h00
14h00 - 18h00
Encerrado
Fins-de-semana e feriados