Para resolver os problemas do país não basta pensos rápidos, é preciso reformas de fundo no modelo económico
Revista Contabilista da Ordem dos Contabilistas Certificados Online
Nuno Dias da Silva, 2 de janeiro de 2025
Na mais recente entrevista concedida por João Moreira Rato, presidente do Instituto Português de Corporate Governance (IPCG), destaca-se a urgência de reformas estruturais no modelo económico para enfrentar os desafios de crescimento do país.
O IPCG desempenha um papel central na promoção das melhores práticas de governance no tecido empresarial português.
Recentemente, o IPCG apresentou ao governo recomendações para o setor empresarial do Estado e colabora frequentemente com instituições como o IAPMEI. Também organiza seminários informativos e oferece um programa voltado para administradores não executivos, considerado um dos mais completos na área.
O principal produto deste instituto é o Código de Governo das Sociedades (CGS). O IPCG desempenha um papel ativo nas revisões regulares deste documento, adaptando-o e evoluindo face aos tempos. João Moreira Rato sublinha que a monitorização das empresas em relação às práticas recomendadas pelo CGS é uma ferramenta estratégica que permite identificar áreas de evolução e assegurar a implementação gradual de boas práticas, sempre com o princípio do "comply or explain". Este processo, comparado a um "diagnóstico médico", visa elevar os padrões de governance no país, tanto no setor privado quanto no público, onde ainda há um longo caminho a percorrer.
Leia a entrevista na integra aqui.