Em abril arranca o PAIAA - Programa Avançado em Inteligência Artificial para Administradores, uma iniciativa pensada para quem assume responsabilidades ao nível da administração e da decisão estratégica.


Em abril arranca o PAIAA - Programa Avançado em Inteligência Artificial para Administradores, uma iniciativa pensada para quem assume responsabilidades ao nível da administração e da decisão estratégica.


A 15.ª edição do Programa Avançado para Administradores não Executivos foi desenhada para profissionais que assumem, ou ambicionam assumir responsabilidades ao nível da governance das organizações.
O que muda na Corporate Governance em 2026? E, sobretudo, o que deve permanecer?
Estas foram algumas das questões que marcaram o webinar exclusivo do IPCG, realizado no passado dia 4 de fevereiro, com a comunidade de antigos alunos dos Programas Avançados.


O que distingue este programa não é a promessa da tecnologia.
É a exigência da decisão.
🎓 Estão abertas as candidaturas para a 15.ª Edição do Programa Avançado para Administradores não Executivos (PAANE).
Nos dias 22, 23, 29 e 30 de maio de 2026, o IPCG realiza uma nova edição de um programa de referência para quem exerce, ou pretende exercer funções de Administrador não Executivo, em empresas cotadas, privadas, familiares ou do setor público.
A Inteligência Artificial entrou definitivamente na agenda dos conselhos de administração.
Não como tema tecnológico, mas como matéria de estratégia, risco, ética, conformidade e responsabilidade.
Estão abertas as inscrições para a 4.ª edição do Programa Avançado em Inteligência Artificial para Administradores, promovido pelo Instituto Português de Corporate Governance.
O IPCG - Instituto Português de Corporate Governance tornou público no dia 9 de dezembro o seu mais recente Relatório Anual de Monitorização, relativo ao exercício de 2024.



Os resultados do Relatório Anual de Monitorização do Código de Governo das Sociedades mostram que a governance está a assumir um papel cada vez mais central no desenvolvimento das empresas em Portugal. A consolidação das boas práticas reforça não apenas a transparência, mas também a estabilidade, a capacidade de atrair investimento e a confiança dos stakeholders.


Apesar dos bons resultados, o Relatório Anual de Monitorização do Código de Governo das Sociedades mostra que subsistem áreas que continuam a exigir maior aprofundamento.



O Relatório Anual de Monitorização do Código de Governo das Sociedades destaca progressos significativos em temas centrais como gestão de risco, controlo interno e fiscalização. Várias recomendações nestas áreas atingem 100% de acolhimento no PSI, evidenciando empresas mais preparadas, mais transparentes e mais rigorosas na gestão dos seus desafios operacionais e estratégicos.



O Relatório Anual de Monitorização do Código de Governo das Sociedades confirma que a governance nas empresas em Portugal mantém um desempenho sólido e consistente. Em 2024, o acolhimento global das 84 subrecomendações do Código estabilizou nos 87%, um resultado que demonstra continuidade, rigor e compromisso das empresas com as melhores práticas de governação.




O estudo Executive Remuneration – Portugal 2025 da Mercer, apresentado no dia 27 de novembro numa iniciativa conjunta do IPCG - Instituto Português de Corporate Governance e da Mercer Portugal, trouxe insights relevantes para o debate sobre boas práticas de governance, nas quais o IPCG continua profundamente empenhado.








O IPCG - Instituto Português de Corporate Governance e a Mercer Portugal coorganizaram um relevante seminário que decorreu ontem, dia 27 de novembro, no Altis Belém Hotel & Spa, focado no tema "Remuneração de Executivos".













O IPCG - Instituto Português de Corporate Governance assinalou no sábado a conclusão da 14ª edição do PAANE, um programa que se mantém como referência na formação de Administradores Não Executivos em Portugal.
No próximo dia 9 de dezembro, o Instituto Português de Corporate Governance (IPCG) e a CAM – Comissão de Acompanhamento e Monitorização apresentam o Relatório Anual de Monitorização, relativo a 2024, do Código de Governo das Sociedades do IPCG.


O Instituto Português de Corporate Governance (IPCG) deu início, hoje, à 14.ª edição do PAANE, que decorre nos dias 7, 8, 14 e 15 de novembro, no Altis Belém Hotel & SPA, em Lisboa.
«Trata-se de um território ainda em exploração, que exigirá novos enquadramentos, novas competências e, sobretudo, uma reflexão ética e estratégica sobre o futuro da governação empresarial.»
«O verdadeiro desafio não está em escolher entre inovar ou regular, mas em equilibrar ambas com inteligência e propósito.»
O Encontro Alumni IPCG reuniu alunos e docentes das 16 edições dos Programas Avançados para Administradores do IPCG - Instituto Português de Corporate Governance.













No dia 21 de outubro, o IPCG - Instituto Português de Corporate Governance promoveu, em parceria com a Odgers Berndtson Portugal, a apresentação do estudo "Eficácia dos Boards – Caso Português", no Pestana Palace Lisboa.
«A Inteligência Artificial, quando integrada de forma ética e estratégica, constitui um instrumento privilegiado de concretização dos princípios ESG, promovendo a capacitação profissional, a transparência na cadeia de valor e o desenvolvimento sustentável.»




















































O Encontro Alumni IPCG reuniu alunos e docentes das 16 edições dos Programas Avançados para Administradores do IPCG - Instituto Português de Corporate Governance.
«O equilíbrio entre estes dois eixos – controlo e colaboração – constitui um desafio fundamental a enfrentar pelas empresas que desejem aproveitar o potencial da IA, sem comprometerem a transparência e a responsabilidade que sustentam as melhores práticas de governo societário.»
A conferência “Governance, Inteligência Artificial e Sustentabilidade” reuniu especialistas, académicos e decisores para discutir os desafios e as oportunidades que a IA representa para o futuro da boa governança e para a gestão responsável nas organizações.






No passado no passado dia 9 outubro começou a 3ª edição do PAIAA – Programa Avançado em Inteligência Artificial para Administradores.
O IPCG e os seus parceiros Abreu Advogados, Linklaters, Morais Leitão, Pérez-Llorca, PLMJ, SRS Legal, Uría Menéndez e VdA vão debater a importância da Governance para a utilização eficaz, sustentável e responsável da inteligência artificial nas organizações.
As inscrições para a 3.ª edição do Programa Avançado em Inteligência Artificial para Administradores (PAIAA) já estão abertas. Esta edição irá decorrer em Lisboa, nos dias 9, 10 e 11 de outubro de 2025.
O IPCG – Instituto Português de Corporate Governance realizou hoje a Conferência Anual ESG, em parceria com o Center for Sustainable Finance da CATÓLICA-LISBON, Deloitte Portugal, EY Portugal, KPMG Portugal e PwC Portugal. A iniciativa decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian sob o tema “Evolução dos Modelos de Negócio, Financiamento e Regulação”. O evento integrou a Lisbon Sustainability Week e reuniu mais de 200 participantes, entre decisores empresariais, reguladores e académicos.
O IPCG – Instituto Português de Corporate Governance, o Center for Sustainable Finance da CATÓLICA-LISBON, a Deloitte Portugal, a EY Portugal, a KPMG Portugal e a PwC Portugal organizam a “Conferência Anual ESG 2025: Evolução dos Modelos de Negócio, Financiamento e Regulação”, que terá lugar no dia 18 de junho de 2025, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Terminou mais uma edição do Programa Avançado para Administradores Não Executivos (PAANE), uma iniciativa do Instituto Português de Corporate Governance (IPCG). Esta formação voltou a afirmar-se como uma referência nacional no reforço das competências dos membros dos órgãos de administração e na promoção de práticas de governação exigentes, responsáveis e sustentáveis.





A 13.ª edição do Programa Avançado para Administradores Não Executivos (PAANE), uma iniciativa do Instituto Português de Corporate Governance (IPCG) arrancou esta sexta-feira, 16 de maio, e prossegue nos dias 17, 23 e 24 de maio.
Na manhã de quarta-feira, 18 de junho, o IPCG – Instituto Português de Corporate Governance, o Center for Sustainable Finance da Católica-Lisbon, a Deloitte Portugal, a EY Portugal, a KPMG Portugal e a PwC Portugal organizam a “Conferência Anual ESG 2025: Evolução dos Modelos de Negócio, Financiamento e Regulação”, que terá lugar no Auditório 2, da Fundação Calouste Gulbenkian, e que faz parte do programa da Lisbon Sustainability Week 2025.
Após o sucesso da 1ª edição, temos o prazer de anunciar a 2ª edição do Programa Avançado em Inteligência Artificial para Administradores, promovido pelo Instituto Português de Corporate Governance (IPCG).
O programa decorrerá de 13 a 15 de março de 2025, no Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa, reunindo administradores e gestores de topo para três dias de formação intensiva sobre o impacto da Inteligência Artificial em corporate governance e na tomada de decisão estratégica.
No dia 7 de dezembro de 2024, o IPCG - Instituto Português de Corporate Governance encerrou com sucesso a 1.ª edição do Programa Avançado em Inteligência Artificial para Administradores do IPCG! Assista aos highlights deste evento.
Vivemos tempos em que a Inteligência Artificial (IA) está a transformar negócios, sociedades e, inevitavelmente, as mesas de decisão nos órgãos de administração. A compreensão e a discussão informada sobre estes temas são hoje não apenas recomendáveis, mas essenciais para os líderes que pretendem dirigir as suas organizações num contexto digital repleto de oportunidades e desafios.
É com grande entusiasmo que o Instituto Português de Corporate Governance (IPCG) dá início ao Programa Avançado em Inteligência Artificial para Administradores (PAIAA), que decorre até ao dia 7 de dezembro de 2024, no Altis Belém Hotel & Spa, Lisboa.
Nos dias 15, 16, 22 e 23 de novembro de 2024, o Instituto Português de Corporate Governance (IPCG) concluiu com sucesso mais uma edição do seu Programa Avançado para Administradores Não Executivos, consolidando-se como uma referência em Portugal na formação de líderes empresariais.
Datas: 5, 6 e 7 de Dezembro de 2024
Local: Altis Belém Hotel & Spa, Lisboa
O Instituto Português de Corporate Governance (IPCG) tem o prazer de apresentar o Programa Avançado em Inteligência Artificial para Administradores, um curso inovador, desenhado para capacitar membros de Conselhos de Administração e executivos de topo com as competências essenciais para liderar na era da transformação digital impulsionada pela IA.
O Relatório Anual de Monitorização relativo ao exercício de 2023, finalizado pela CEAM - Comissão Executiva de Acompanhamento e Monitorização em outubro de 2024, foi aprovado no dia 12 de novembro de 2024, é o sexto elaborado por referência ao sistema de monitorização introduzido com o Código de Governo das Sociedades do IPCG, inicialmente aprovado em 2018 e revisto em 2020 e 2023.
No passado dia 12 de novembro, o IPCG – Instituto Português de Corporate Governance e o seus parceiros - Abreu Advogados, Linklaters, Morais Leitão, PLMJ, SRS Legal, Uría Menéndez e VdA – reuniram especialistas que, de forma prática, abordaram temas cruciais e desafios concretos na implementação de planos de sustentabilidade nas empresas, especialmente no atual contexto regulatório, geopolítico e económico. A diversidade e complementaridade dos painéis enriqueceram o debate sobre a interseção entre sustentabilidade, governance e transparência, destacando como esses três pilares são fundamentais para um futuro mais sustentável, ético e próspero.
Pág. 1 de 5
Av. Eng. Duarte Pacheco
Amoreiras Torre 2, 14.º E
1070-102 Lisboa
Telf.: (+351) 21 317 40 09
Tlm.: (+351) 968 586 871
Fax: (+351) 21 936 28 23
Outros Contactos: Formulário Online
WhatsApp: https://wa.me/351968586871/
Horário
09h00 - 13h00
14h00 - 18h00
Encerrado
Fins-de-semana e feriados