Sport Lisboa e Benfica primeira Sociedade Anónima Desportiva a torna-se membro associado
O IPCG - Instituto Português de Corporate Governance assinala mais um novo associado: o Sport Lisboa e Benfica é a primeira Sociedade Anónima Desportiva a torna-se membro associado.
Este passo evidencia o papel do IPCG na promoção e difusão das boas práticas de governo societário como instrumento incontornável para a eficiência económica, estabilidade financeira e criação de valor sustentável a longo prazo. Em todos os setores da economia, incluindo o desporto profissional, transparência, ética e responsabilidade são essenciais para assegurar desempenho sustentável e resultados consistentes para todos os stakeholders.
📌 Este marco confirma a capacidade do IPCG em atrair organizações de relevo, consolidando-se como a plataforma nacional de debate, desenvolvimento e partilha das melhores práticas de Corporate Governance.
✨ Com cada novo associado, o IPCG fortalece a sua comunidade e reforça o impacto de uma governance robusta e orientada para a criação de valor a longo prazo, essencial para organizações mais resilientes, eficientes e sustentáveis.
Ao aderir ao IPCG, o Sport Lisboa e Benfica reconhece a importância destas práticas no desporto profissional.
👉 João Moreira Rato, Presidente da Direção do IPCG, em comentário à apresentação por parte do Sport Lisboa e Benfica do seu relatório de sustentabilidade:
"Sem boa governance pode haver filantropia, iniciativas isoladas por uma causa social, mas não há sustentabilidade no sentido de existir uma visão estratégica estabelecida, ponderando os interesses de todas as partes interessadas e as inter-relações com a sociedade. Estamos a evoluir para uma governance 360º que procura estabelecer o equilíbrio entre propósito e rentabilidade para a criação de valor a longo prazo. Ao integrar estes princípios na sua estratégia, o Sport Lisboa e Benfica demonstra que o desporto pode assumir um papel de liderança na promoção de um impacto social positivo e de uma presença mais responsável.”