
PWN Lisbon: Pequeno-almoço de role model com João Moreira Rato
Decorreu no passado dia 12 de fevereiro de 2025, no Sheraton Lisboa Hotel & SPA, um pequeno-almoço de role model promovido pela PWN Lisbon, que contou com a participação de João Moreira Rato, Presidente da Direção do IPCG - Instituto Português de Corporate Governance.
"Pelas palavras e experiência de João Moreira Rato, ficámos não só a conhecer detalhes da sua carreira, mas também a sua visão para as temáticas de governance de empresas.
Ao contar o seu percurso profissional, João Moreira Rato salientou 4 aspetos que considera absolutamente essenciais termos em consideração:
1) A importância das decisões – ter consciência de que uma decisão é sempre importante, e por vezes “pode até nem ser reversível”, e por isso devemos ter mesmo consciência da razão de estar a escolher um caminho em detrimento de outro;
2) A rede de contactos e relações próximas que se vão construindo – não só conhecer mas também nutrir os contactos que vamos tendo ao longo dos anos;
3) A relevância de ter bons mentores - e como a ausência de mentores de qualidade pode ter um impacto negativo na nossa carreira;
4) A “demonstrabilidade” que devemos ter – ou seja, estarmos o máximo focados e dedicados, deixar impacto, porque com isto “abrem-se imensas oportunidades”.
À pergunta sobre o que é necessário para se ser um bom “não executivo”, João Moreira Rato desvendou que, na sua opinião, o segredo está em "equilibrar uma boa visão de risco com uma boa visão estratégica”.
Falou da independência enquanto fator essencial para um não executivo e sobre o “desconforto social” que não pode existir, ou seja, um não executivo tem de dizer o que for necessário, de forma progressiva, sem ficar de alguma forma incomodado em o fazer.
Concluímos com alguns conselhos e iniciativas que todos podemos e devemos fazer para melhorar o governance nas organizações portuguesas, destacando aquele que João Moreira Rato considera ser o primeiro passo: “que todos percebam o valor que o governance traz às organizações”.
Tivemos, em síntese, a oportunidade de conhecer o trajeto de um líder com larga experiência internacional, à qual adicionou a sua missão de suporte à causa pública em Portugal, tendo com assertividade e sentido de humor relatado decisões determinantes, boas e menos boas, que contribuíram para a pessoa que é, com valores sólidos, uma visão para a economia e um forte sentido cívico.
Um OBRIGADA ao João Moreira Rato pelo seu testemunho tão verdadeiro e transparente.
Um OBRIGADA a todos os que estiveram disponíveis esta manhã para ouvir e conhecer mais um role model.
E por fim um OBRIGADA ao Sheraton Lisboa Hotel & SPA que com uma casa bem cheia continua a acolher-nos como se “em casa” estivéssemos."