Comunicado
O Instituto Português de Corporate Governance (o “IPCG”) tem, ao longo dos seus mais de 20 anos de atividade, fundado a sua atuação associativa num inderrogável compromisso com a promoção da difusão das boas práticas do governo societário em Portugal. Desafiado por uma missão desta magnitude e importância, o IPCG tem desenvolvido direta e indiretamente, individualmente ou em parceria com terceiros, dezenas de atividades anuais visando a plena prossecução deste objetivo.
Neste contexto, o IPCG entendeu em 2021 abraçar em conjunto com a Associação Business Roundtable Portugal (o “BRP”) um programa especialmente dirigido às pequenas e médias empresas portuguesas (as “PMEs”), que se designou de “Metamorfose”. Este ambicioso projeto visou fundamentalmente (i) aumentar a literacia em corporate governance das PMEs; (ii) aumentar o conhecimento das PMEs quanto à sua própria realidade em matéria de governo societário; e, por fim, (iii) permitir às PMEs beneficiar do apoio, temporário, de conselheiros provenientes de empresas com estruturas de governance mais desenvolvidas e sólidas por forma a melhorarem as suas próprias estruturas de governo societário.
O IPCG respondeu a este desafio com o empenho e competência que lhe são reconhecidos em todas as outras iniciativas a que se dedica. Em particular, empenhou-se fortemente no âmbito do “Metamorfose” na revisão e finalização de um “guia de boas práticas” para PMEs e, bem assim, de uma ferramenta de autoavaliação pelas PMEs em matéria de corporate governance. O IPCG promoveu, ainda, um curso especial de preparação de conselheiros para efeitos do ponto (iii) do parágrafo anterior, que ministrou a todos quantos foram indicados pelo BRP para o efeito, suportando integralmente todos os custos formativos.
Percorrido este percurso lado a lado com o BRP, de que se orgulha, é tempo de o IPCG abraçar outras iniciativas que visem a promoção do corporate governance junto das PMEs. Cumpre assim informar que o IPCG deixará doravante de ser promotor do programa “Metamorfose” juntamente com o BRP, subscrevendo, no entanto, a sua versão atual que foi desenvolvida conjuntamente no quadro da parceria entre o IPCG e o BRP.
Lisboa, 27 de novembro de 2024
A Direção do IPCG