Corporate governance policy and company performance: The portuguese case
Elaborado por Carlos Alves da Faculdade de Economia do Porto e por Victor Mendes da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Neste estudo, os autores analisam a relação existente entre o grau de cumprimento das recomendações emitidas pela CMVM e os retornos das sociedades visadas.
Corporate governance policy and company performance: The portuguese case
Nos anos noventa, uma pluralidade de autoridades de supervisão e de grupos de trabalho de inspiração governamental emitiram recomendações sobre o corporate governance de sociedades cotadas. No presente documento, usando uma base de dados única, analisamos a relação existente entre o grau de cumprimento das recomendações emitidas pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários português e os retornos das sociedades visadas.
Utilizando um modelo multifactorial, concluímos que existe uma relação positiva entre o cumprimento de algumas das recomendações da CMVM e os retornos anormais apurados. Em particular, merece realce a evidência de efeito positivo entre a performance e a forma de organização e de funcionamento do órgão executivo da sociedade.
Consulte o estudo na integra: