ESG Environmental, Social and Governance: Conferência Anual 2024 organizada pelo IPCG e Big Four no CCB
Ontem, dia 17 de setembro de 2024, o IPCG – Instituto Português de Corporate Governance, em parceria com as quatro grandes empresas de auditoria e consultoria – Deloitte Portugal, EY Portugal, KPMG Portugal e PwC Portugal – promoveu a ESG Environmental, Social and Governance: Conferência Anual, que teve lugar no Centro de Congressos do CCB, em Lisboa. O evento foi um sucesso, reunindo líderes empresariais, especialistas em sustentabilidade e profissionais do setor financeiro, que discutiram os desafios e oportunidades da implementação dos critérios ESG nas empresas.
A Jornada do Relato ESG foi moderada por José Costa Pinto, Diretor do IPCG. Nesta sessão, Bernardo Serafim (Ascendi), Manuel Mota (EY Portugal), Maria João Carrapato (NOS, SGPS, S.A.) e Nuno Bettencourt (Deloitte Portugal) trouxeram insights valiosos sobre o tema numa abordagem muito pragmática.
A sessão sobre Impacto no Financiamento, moderada por João Moreira Rato, Presidente da Direção do IPCG, contou com os contributos de Miguel Manso (Millennium BCP), Nuno Filipe Cordeiro (PwC Portugal), Nuno Vieira (CTT - Correios de Portugal) e Pedro Cruz (KPMG Portugal) e ajudou a clarificar como os investidores estão a olhar para estes temas e que novos instrumentos se estão a desenvolver para dar resposta às novas necessidades de financiamento.
No painel sobre Reporte de Riscos Climáticos e Financiamento Sustentável, moderado por Marta Saldanha (IPCG), destacamos as intervenções de Ana Fontoura Gouveia (Banco de Portugal) e Erika Chambal (CMVM) que nos esclareceram sobre como a perspectiva dos reguladores tem evoluido sobre estes temas.
A Conferência encerrou com uma mensagem de Pedro Rebelo de Sousa, Presidente do Conselho Geral do IPCG.
Em nome do IPCG, gostaríamos de agradecer a todos os participantes, oradores e parceiros que tornaram este evento memorável. A vossa presença e contributos são fundamentais para impulsionar a mudança positiva nas empresas e na economia.