Marinela Amaral
“Depois da minha longa experiência como técnica e gestora na BANCA, as áreas de crédito, investimentos, regulação e supervisão, onde incluo a função de Administradora no Banco Central, por um período de 10 anos.
Estando actualmente a exercer a função de fiscalização como Presidente do Conselho Fiscal do Banco de Desenvolvimento de Angola, faço um balanço muito positivo deste programa para administradores não executivos, cujos conteúdos facilitarão novos desafios e abordagens complexas que o dia-a-dia nos apresenta, quando procuramos a busca de valor para a instituição, dentro dos princípios da ética., transparência e responsabilização.
Aliás, os temas multidisciplinares e a forma prática como foram abordados ultrapassaram as minhas expectativas e proporcionaram conhecimentos muito úteis. O tema da Governação Corporativa, estando muito na agenda do reguladores e dos gestores de grandes empresas, trás desafios, tais como ajuste da rotação do BOARD - com planos de sucessão estruturados de Administradores não Executivos, que incorporem cada vez mais considerações estratégicas, na base de uma matriz de competências - a reputação , a experiência e a diversidade. Não havendo diversidade no BOARD, não se alinha a sua composição com a estratégia do negócio/ empoderamento dos líderes para papéis mais inclusivos. Ficou mais claro que a preparação das reuniões, as relações interpessoais e os conteúdos estratégicos devem exigir mais tempo e que o papel das comissões especializadas tem que ser mais valorizado e destacado. Recomendo vivamente a todos os administradores e satff de primeira linha das organizações que pretendem fazer melhor e diferente, em linha com as melhores práticas.”