Corpo Docente

conference-auditorium-crowd-2340-850 Corpo Docente

CORPO DOCENTE

 

O corpo docente é constituído por um conjunto de personalidades do mundo empresarial e Professores Universitários, com grande conhecimento dos principais temas de governo das empresas e uma relevante experiência de participação em Conselhos de Administração como Administradores não Executivos.

 

Alexandre Mota Pinto

É desde 2010 Sócio da Uria Menendez – Proença de Carvalho, onde atua predominantemente nas áreas de direito empresarial e internacional.  É doutorado em Direito pelo Instituto Universitário Europeu.

 

 André Gorjão Costa

É Senior Advisor da Saudi Post and Logistics. Foi CFO dos CTT e Diretor do Banco Santander, onde foi responsável em Portugal pelos mercados de crédito.

 

António Cunha Vaz

É fundador e Managing Partner da Cunha Vaz & Associados. Foi Diretor do Millennium BCP.

 

António Gomes Mota

É Professor Catedrático do ISCTE e Presidente da Direção do IPCG. Tem tido uma extensa atividade a nível de administração não executiva de empresas cotadas, sendo presentemente Presidente do Conselho de Administração da EDPR.

 

Bruno Horta Soares

É Leading Executive Advisor da IDC – International Data Corporation Portugal e Professor Convidado do ISCTE Executive Education e da NOVA SBE.

 

Duarte Pitta Ferraz

É ROC, Professor Catedrático Convidado da Nova SBE e Managing Partner da IVENS Governance Advisors.  É membro do Conselho Geral e de Supervisão das Infraestruturas de Portugal e Presidente do Conselho Fiscal da Manuel Champalimaud SGPS. Foi Presidente do Comité de Auditoria do BEI e Administrador não Executivo do EUROBIC.

 

Eduarda Luna Pais

É Managing Partner da ELPing. Foi Partner da Egon Zehnder e Diretora da Johnson & Johnson em Portugal.

 

Gabriela Figueiredo Dias

É Presidente Executiva da IESBA – International Ethics Standards Board for Accountants. Foi Presidente da CMVM, Board Member da IOSCO – International Organization of Securities Commissions e Vice-Presidente do Comité de Corporate Governance da OCDE.

 

Joaquim Paulo

É Partner da Deloitte Portugal desde 2002.  É responsável por Financial Advisory na indústria de Financial Services, bem como pela prática de Forensic, na Deloitte Portugal.

 

José Gonçalo Maury

É Presidente da Comissão de Remunerações da Semapa e da Secil e da Comissão de Vencimentos da The Navigator Company.  É vogal da Comissão de Vencimentos do Conselho Geral e de Supervisão da EDP.  É ainda Administrador não Executivo da Manuel Champalimaud SGPS. Foi Managing Partner da Egon Zehnder Portugal.

 

Luís Todo Bom

É o coordenador do Programa.  É presentemente Administrador não Executivo da GALP onde preside à Comissão de Riscos. Foi Secretário de Estado da Indústria e Presidente do Conselho de Administração da Portugal Telecom onde liderou a sua privatização. Tem exercido funções de consultoria e administração não executiva em grupos familiares e é autor do livro Gestão de Empresas Familiares.

 

Manuel Sebastião

É Administrador não executivo e Presidente da Comissão de Auditoria do Banco BPI e da REN. Foi Presidente da Autoridade da Concorrência, Administrador do Banco de Portugal e da Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões. Foi economista no Fundo Monetário Internacional.É doutorado em Economia pela Columbia University.

 

Miguel Calado

É Presidente não executivo da Nanoform (Finlândia), do WYGroup (Portugal) e administrador não executivo da HNI (EUA). Foi CFO da Hovione e da PepsiCo Foods International e Presidente da Dean Foods International.

 

Pedro Maia

É Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Presidente da Comissão de Acompanhamento e Monitorização do Código de Governo Societário do IPCG.  É também Presidente não Executivo do Conselho de Administração do EUROBIC.

 

Vítor Bento

É Presidente da Associação Portuguesa de Bancos e Professor Convidado da Universidade Católica e do ISCP. Foi CEO e depois Presidente não Executivo da SIBS, CEO do BES/NOVOBANCO e Administrador não Executivo da Galp.

 


Instituto Português de Corporate Governance

Associação de direito privado, sem fins lucrativos

 

Instituto Português de Corporate Governance

 

Morada

Edifício Victoria

Av. da Liberdade, n.º 196, 6º andar

1250-147 Lisboa

Portugal

Informações

Tel.: (+351) 21 317 40 09

Fax: (+351) 21 936 28 23

Outros Contactos: Formulário Online

Skype: ipcg.portugal

Período de Funcionamento

Horário

10h00 - 13h00

14h00 - 18h00

Encerrado

Fins-de-semana e feriados