Testemunhos

(Os participantes estão referenciados com as funções que desempenhavam à data da frequência do programa)

Ana Isabel Morais

Ana Morais Participante na 5.ª edição
Ana Isabel Morais
Professora Catedrática do ISEG, Administradora e Presidente da Comissão de Auditoria do Banco Santander Totta

 “Num mundo com elevada incerteza, o Programa Avançado para Administradores não Executivos revelou-se extremamente eficaz na metodologia utilizada, alavancando a aplicação das variadas matérias à realidade da administração não executiva.

Excelente corpo docente, com experiência e conhecimentos relevantes e diversificados e com elevada capacidade pedagógica, fomentando um sentimento de grupo que seguramente perdurará após a formação. Os materiais fornecidos no Programa foram muito desafiadores, o que permitiu uma análise e compreensão aprofundada dos assuntos apresentados.

O Programa Avançado para Administradores não Executivos do IPCG demonstrou ser incontornável na preparação capaz de administradores não executivos.



Paulo Reis Vaz

Paulo Reis Vaz Participante na 5.ª edição
Paulo Reis Vaz
Presidente do Conselho Fiscal
Banco Português de Gestão S.A.
"O Programa Avançado para Administradores não Executivos do IPCG ultrapassou todas as minhas exigentes expectativas.

Abarca as mais diversas e actuais matérias de Corporate Governance, que são fundamentais para que um administrador não executivo ou um membro do órgão de fiscalização possa compreender e exercer as suas responsabilidades de um modo efectivo.

O IPCG conseguiu reunir uma diversidade de professores de qualidade invejável, com robustas competências teóricas e profissionais nas matérias que leccionaram.

O teste de avaliação e exame final são baseados na análise de casos reais que põem à prova os nossos conhecimentos e nos desafiam a tomar as melhores decisões para a resolução das situações que nos são colocadas. Para os que exercem ou pretendam vir a exercer funções de administração ou de fiscalização numa sociedade, recomendo, com grande entusiasmo, este curso que considero obrigatório."



Marinela Amaral

Marinela Amaral Participante na 4.ª edição
Marinela Amaral
Presidente do Conselho Fiscal
Banco de Desenvolvimento de Angola
“Depois da minha longa experiência como técnica e gestora na BANCA, as áreas de crédito, investimentos, regulação e supervisão, onde incluo a função de Administradora no Banco Central, por um período de 10 anos.

Estando actualmente a exercer a função de fiscalização como Presidente do Conselho Fiscal do Banco de Desenvolvimento de Angola, faço um balanço muito positivo deste programa para administradores não executivos, cujos conteúdos facilitarão novos desafios e abordagens complexas que o dia-a-dia nos apresenta, quando procuramos a busca de valor para a instituição, dentro dos princípios da ética., transparência e responsabilização.

Aliás, os temas multidisciplinares e a forma prática como foram abordados ultrapassaram as minhas expectativas e proporcionaram conhecimentos muito úteis. O tema da Governação Corporativa, estando muito na agenda do reguladores e dos gestores de grandes empresas, trás desafios, tais como ajuste da rotação do BOARD - com planos de sucessão estruturados de Administradores não Executivos, que incorporem cada vez mais considerações estratégicas, na base de uma matriz de competências - a reputação , a experiência e a diversidade. Não havendo diversidade no BOARD, não se alinha a sua composição com a estratégia do negócio/ empoderamento dos líderes para papéis mais inclusivos. Ficou mais claro que a preparação das reuniões, as relações interpessoais e os conteúdos estratégicos devem exigir mais tempo e que o papel das comissões especializadas tem que ser mais valorizado e destacado. Recomendo vivamente a todos os administradores e satff de primeira linha das organizações que pretendem fazer melhor e diferente, em linha com as melhores práticas.”



Carla Rebelo

Carla Rebelo Participante na 4.ª edição
Carla Rebelo
Diretora Geral
Grupo Adecco Portugal
O Programa Avançado para Administradores Não Executivos do IPCG proporciona o acesso a diferentes perspetivas importantes e a considerar no mundo corporativo.

Com uma capacidade de integrar e solidificar conhecimentos, habilita os participantes a análises mais completas e profundas. Os seus conteúdos relevantes e a exposição harmonizada dos temas cria o ambiente perfeito para discussões clarificadoras e muito úteis do ponto de vista prático.

O corpo docente é constituído por profissionais de renome e com experiências que, partilhadas permitem um grande acelerador de conhecimentos. 



Maria João Guedes

Maria João Guedes Participante na 4.ª edição
Maria João Guedes Professora Auxiliar com Agregação
ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão
“O Programa Avançado para Administradores Não Executivos (PAANE) do Instituto Português de Corporate Governance é um curso que permite a obtenção de conhecimentos teóricos e práticos essenciais para a função de Administradoras/es Não Executivas/os (ADNE).

O curso está bem estruturado, com uma boa divisão entre exposição teórica e reflexão/casos práticos. O corpo docente é de excelente qualidade, bem preparado e experiência de exemplos reais para partilhar, o que valoriza o curso e os conteúdos ministrados.

No meu caso em particular, procurava a partilha e reflexão mais na vertente prática sobre as dinâmicas do board, sobre os direitos e deveres das/dos ADNEs, da importância e responsabilização do cargo e como a supervisão pode ser efectuada de uma maneira rigorosa, responsável e sustentável, alinhando os interesses dos accionistas, gestores e demais stakeholders. O curso cumpriu e, até diria, excedeu as minhas elevadas expectativas iniciais.

Finalmente, mas de não menos importância, o grupo onde estava inserida era muito dinâmico, de elevada qualidade e muito diverso nas vertentes de género, formação de base, idades, sectores de actuação profissional e experiência, o que é um registo muito positivo para a criação de networking e de sinergias futuras.”



Francisco Antunes

Francisco Antunes Participante na 3.ª edição
Francisco Antunes
Administrador
Novabase SGPS
“(…) Curso muito bem construído, em estrutura e equilíbrio, combinando um conteúdo programático adequado, que responde às necessidades atuais dos NEDs e um corpo docente que revela elevada experiência, profundidade e propensão para a discussão dos temas. Junta uma boa escolha de calendário. Em síntese, temos uma fórmula vencedora (…)”



Constança Carrington

Constança Carrington Participante na 3.ª edição
Constança Carrington
Sócia/Partner
Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados
“O Programa Avançado para Administradores não Executivos, dotado de excelentes docentes com experiências profissionais diversificadas e complementares, é uma formação de actualização e de aquisição de conhecimentos obrigatória para quem pretenda assumir um cargo de administrador não executivo, independentemente da sua formação de base.

As matérias abordadas, a experiência e a cativante dinâmica da exposição dos formadores bem como a sua interacção com os formandos permitiram-me uma reflexão séria e motivante dos princípios de Corporate Governance e da sua constante evolução e adaptação à realidade empresarial da actualidade, com a devida projecção para o futuro próximo e o médio prazo.

Os profissionais que pretendam assumir o cargo de administrador não executivo têm nesta formação do IPCG uma útil ferramenta de ponderação dos princípios da legalidade, da transparência e da responsabilização, com uma boa perspectiva do grau de envolvimento dos administradores não executivos nas diversas áreas de gestão e nas decisões estratégicas dos órgãos executivos bem como da sua relevância na cooperação com os órgãos de fiscalização, para defesa dos interesses de accionistas, investidores institucionais, trabalhadores e stakeholders.

A diversidade foi uma realidade no Programa Avançado para Administradores Não Executivos e dela resultou para mim uma experiência e troca de conhecimentos ímpares.”



Pedro Ferraz da Costa

Pedro Ferraz da Costa Participante na 3.ª edição
Pedro Ferraz da Costa
Presidente do Conselho de Administração
Grupo Iberfar
“O Programa Avançado para Administradores Não Executivos proporciona uma boa apreensão dos conceitos básicos e das melhores práticas para exercer essas funções.

As matérias, necessariamente técnicas e detalhadas, são apresentadas inseridas numa abordagem geral à problemática da gestão estratégica permitindo uma revisão sempre útil dos conceitos que lhe estão subjacentes.

A qualidade dos oradores foi bastante equilibrada e senti como bem empregue o tempo despendido. Recomendo vivamente, até para administradores executivos.”



Marta Mendes Pires

Marta Mendes Pires Participante na 3.ª edição
Marta Mendes Pires
Administradora
Grupo Hipogest
“Sendo licenciada em Direito e com experiência e formação em Gestão, foi com enorme expectativa que me inscrevi no Programa Avançado para ADMNE, podendo afirmar que o mesmo cumpriu em absoluto os objectivos que havia definido.

O PAANE foi fundamental para o desenvolvimento das minhas capacidades enquanto Administradora Não Executiva. Trata-se de um programa enriquecedor que aborda diferentes temáticas, muito actuais e importantes para o desempenho das funções de administrador não executivo, tudo isto sob a supervisão de um excelente corpo docente. Acresce que a dinâmica do curso é bastante interactiva, permitindo o debate e partilha de experiências dos participantes.”



Rita Barosa

Rita Barosa Participante na 3.ª edição
Rita Barosa
Managing Partner
Alantra Portugal
“O Programa Avançado para Administradores Não Executivos foi uma experiência muito enriquecedora. Hoje em dia as organizações, e os seus Conselhos de Administração, enfrentam novos e maiores desafios e riscos.

Esta realidade exige também maior responsabilização aos Administradores Não Executivos que necessitam desenvolver novas competências e estar preparados para estarem mais ativamente envolvidos nos temas cruciais para as instituições. Estes desafios exigem competências diferentes das do passado aos Administradores Não Executivos.

Em termos de aprendizagem, os conteúdos partilhados no Programa, pelo excelente corpo docente, foram uma mais valia do ponto de vista técnico, mas também um desafio ao desenvolvimento de um pensamento crítico sobre os temas actuais de Corporate Governance. A inclusão de componentes práticas na discussão tornou a abordagem mais cativante e interactiva aumentando a sua utilidade.

A diversidade do grupo com experiências muito diversificadas permitiu uma partilha muito interessante de conhecimentos.”



António Eusébio

António Eusébio Participante na 2.ª edição
António Eusébio
Presidente Não Executivo
SUMOL / COMPAL
“A frequência do PAANE é um excelente contributo para um melhor conhecimento sobre diversos temas relacionados com o Governo das Sociedades e, em especial, sobre a função de administrador não-executivo. A estrutura e os conteúdos muito adequados, o corpo docente de excelência e participantes com experiências muito diversificadas, fazem com que o PAANE seja, certamente, na sua área, um programa ímpar e incontornável em Portugal.”



Abel Sequeira Ferreira

Abel Sequeira Ferreira Participante na 2.ª edição
Abel Sequeira Ferreira
Director Executivo
AEM – Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado
“O balanço que faço da participação no PAANE organizado pelo IPCG é muito positivo. O programa proporciona conteúdos atuais e abrangentes, de grande interesse e bem articulados entre si.

O corpo docente correspondeu às elevadas expectativas, destacando-se a sua capacidade para, ao domínio das matérias apresentadas e à reflexão conceptual sobre as mesmas, aliar uma vertente prática, muito importante face ao objetivo do programa, facilitando a aquisição de novos e úteis conhecimentos e ferramentas. O networking desenvolvido com os restantes participantes constitui igualmente uma das mais-valias do programa, em especial tendo em consideração o elevado nível de todos.”



Luís Mira Amaral

Luís Mira AmaralParticipante na 2.ª edição
Luís Mira Amaral
Board Member
SPI - Sociedade Portuguesa de Inovação
“Inscrevi-me no Programa Avançado para Administradores Não Executivos com a preocupação de atualizar conhecimentos no domínio do “Corporate Governance”, ao fim de muitos anos de gestão em empresas e bancos quer em funções executivas e não executivas quer em funções de Presidente duma Comissão de Auditoria numa empresa cotada.

O Programa ultrapassou as minhas expectativas pois não só tratou dos temas e das tendências do Corporate Governance, Diversidade e Processos de seleção dos “Boards”, como eu esperava, mas abordou também outros temas muito importantes como Gestão Financeira e Gestão Estratégica.

O Programa permitiu duma forma muto clara chamar a atenção paras grandes responsabilidades que têm hoje em dia os Administradores Não Executivos na supervisão dos negócios da organização e no funcionamento dos Executivos e para a necessidade dos Administradores Não Executivos terem uma visão das várias áreas da gestão duma organização.

Programa completo, muito bem estruturado, com excelentes Professores com domínio teórico e experiência prática das matérias que ministravam, a recomendar vivamente a quem assuma funções de Administrador Não Executivo.“



Francisco Teixeira Rêgo

Francisco Teixeira RêgoParticipante na 1.ª edição
Francisco Teixeira Rêgo
Administrador
Amorim Holding II
“Foi com bastante interesse que me inscrevi neste curso e é com satisfação que concluo que o mesmo foi de encontro às minhas expectativas.

Trata-se de um tema que está, cada vez mais, na ordem do dia e que tem enorme importância para o desempenho adequado dos das empresas.

Por outro lado, a informação transmitida é muito útil, assim como foi bastante interessante a partilha de experiências entre todos.“



Nuno Fernandes Thomaz

nuno fernandes thomazParticipante na 1.ª edição Nuno Fernandes Thomaz Administrador Correios de Portugal “Lamentáveis acontecimentos ocorridos nos últimos anos com empresas portuguesas demonstraram a necessidade inadiável de imposição dos princípios de Corporate Governance no nosso sistema empresarial - bem como a importância que os Administradores não Executivos têm nessa responsabilização.

O Programa ajuda a melhor perceber essa importância e a relembrar de forma sistemática as regras essenciais que os Administradores não Executivos têm de ter presentes no seu desempenho”.



Instituto Português de Corporate Governance

Associação de direito privado, sem fins lucrativos

 

Instituto Português de Corporate Governance

 

Morada

Edifício Victoria

Av. da Liberdade, n.º 196, 6º andar

1250-147 Lisboa

Portugal

Informações

Tel./Fax: (+351) 21 317 40 09

Outros Contactos: Formulário Online

Skype: ipcg.portugal

Período de Funcionamento

Horário

10h00 - 13h00

14h00 - 18h00

Encerrado

Fins-de-semana e feriados