Testemunhos

(Os participantes estão referenciados com as funções que desempenhavam à data da frequência do programa)

Ana Santos Martins

Ana Santos Martins Participante na 9.ª edição
Ana Santos Martins
Administradora        Parpública

 “O Programa Avançado para Administradores não Executivos foi bastante abrangente focando-se em temas de Corporate Governance extremamente relevantes na atualidade. Permitiu alargar e atualizar os meus conhecimentos em matérias fundamentais para uma gestão adequada em um contexto de mudança acelerada. O corpo docente era extremamente competente e diversificado com uma experiência profissional muito interessante aliando conhecimentos teóricos e práticos. A dinâmica que se procurou fomentar entre os professores e participantes foi também muito positiva para a partilha de experiências e incentivando o networking. O programa ultrapassou as minhas expetativas e recomendo-o vivamente.”



Maria Gil

Maria GilParticipante na 9.ª edição
Maria Gil
Administradora não Executiva dos CTT e da CGD

 “O PAANE, promovido pelo prestigiado Instituto Português de Corporate Governance, é um programa de referência em Portugal sobre a temática da Administração Não Executiva. Com uma agenda completa e atual, adaptada aos novos desafios do governo societário, combina os conceitos teóricos com a reflexão em casos práticos de forma equilibrada.

Da minha vivência, destacaria em especial a elevada qualidade do corpo docente, que partilhou o seu conhecimento nos diversos tópicos apresentados, incentivando sempre o debate crítico.  É de salientar também a diversidade do grupo de participantes, que fomentou conversas frutíferas, trocas de experiências e, sem dúvida, estabeleceu as bases para futuras colaborações.

Em suma, o PAANE foi uma experiência muito interessante, que recomendo vivamente para a formação das Administrações Não Executivas.” 



Jorge Ribeirinho Machado

Jorge Ribeirinho MachadoParticipante na 8.ª edição
Jorge Ribeirinho Machado
Professor                                AESE

 “Apesar de ter experiência como Administrador não Executivo de um grupo de empresas e de ter estudado os temas do Governo das Organizações no doutoramento, senti a necessidade de uma formação que me atualizasse nos temas que interessam aos membros não Executivos dos Conselhos de Administração.

Escolhi o PAANE e fiquei muito satisfeito, por três razões: as sessões abordam os temas que realmente interessam; os docentes têm as sessões muito bem preparadas e durante as suas palestras procuram transmitir a teoria e a sua experiência enquanto membros de Conselhos de Administração; e os colegas eram – todos! – pessoas valiosas, abertas a partilhar o seu conhecimento, não só nas aulas como também nos almoços.

Agora que o PAANE acabou, tenho vontade de colaborar ativamente com o IPCG e de continuar em contacto com a turma: já fizemos alguns encontros e temos outros já definidos, espero que assim continue por muitos anos!”



Luís Nazaret

Luís Nazaret Participante na 8.ª edição
Luís Nazaret
Administrador não Executivo Caixa Geral de Depósitos
 “Programa, formadores e conteúdos de nível internacional. Organização excelente. Obrigatório para administradores não-executivos.”



Luísa Anacoreta

Luísa AnacoretaParticipante na 8.ª edição
Luisa Anacoreta
Administradora não Executiva e Presidente da Comissão de Auditoria dos CTT, Administradora não Executiva e Vogal da Comissão de Auditoria do Banco Português de Fomento, Professora Auxiliar na Católica Porto Business School

 “Frequentar o Programa Avançado para Administradores não Executivos permitiu-me atualizar e discutir conhecimentos técnicos muito significativos para as funções que desempenho, através de um corpo docente de excelência, dotado de forte e relevante experiência profissional e/ou académica. As funções de administrador não executivo exigem uma postura de permanente alerta para um conjunto muito diversificado de questões que podem, ou até, já afetam a capacidade de execução estratégica dos administradores executivos. Desenvolvimentos importantes que vão ocorrendo ao nível legal e regulamentar, bem como tendências económicas, sociais, ambientais, financeiras, etc a que assistimos exigem uma abrangência de conhecimentos só possível se não descurarmos as necessidades de uma formação que seja exigente, aberta à discussão, preocupada com a aplicação prática, diversificada e muito atual. Assim, considero que frequentar o PAANE capacita os membros não executivos de órgãos de administração e de fiscalização de um instrumento muito relevante ao exercício das suas funções com segurança e eficácia.”



Maria João Major

Maria João Major Participante na 8.ª edição
Maria João Major
Administradora não Executiva da CGD, Professora Catedrática de Contabilidade e Controlo de Gestão, ISCTE-IUL, Business School

 “O Programa Avançado para Administradores Não Executivos (PAANE) do IPCG correspondeu às minhas elevadas expetativas e exigências de formação, tendo num período de tempo relativamente curto, abarcado um leque amplo de temas de imprescindível valor a quem exerce, ou pretende exercer, cargos de administração não executiva. Para a qualidade do programa destaco o seu corpo docente, cujo estreito envolvimento profissional com os temas abordados permitiu que as sessões fossem particularmente interativas e estimulantes. Também de relevância, foi o networking possibilitado durante e após as sessões, o qual permitiu estreitar contatos com colegas administradores não executivos de outras empresas e setores.” 



Diogo Viana

Ana Morais Participante na 7.ª edição
Diogo Viana
Administrador Independente Banco BAI

 “O Programa Avançado para Administradores não Executivos do IPCG é uma formação que recomendo vivamente a quem exerça funções de Administrador não Executivo (ADMNE), independentemente da sua formação de base ou do seu percurso profissional.

No meu caso, depois de vários anos focado em consultoria de gestão, procurava adquirir conhecimentos práticos enquanto ADMNE, função de exigência crescente para o bom funcionamento das organizações, assim como atualizar-me em relação às melhores práticas em corporate governance.

Depois de concluída a formação presencial e a preparação individual para o exame de avaliação, posso afirmar que este programa excedeu largamente as minhas expectativas, quer em termos da partilha de experiências específicas sobre a função de ADMNE, quer ao nível da revisão de conhecimentos em diferentes áreas da gestão.

A excelência do corpo docente e a robustez da sua experiência real enriquecem consideravelmente o curso. O networking desenvolvido com os restantes participantes constitui, igualmente, uma das mais-valias do programa.”



Manuel de Brito

  manuel brito vfParticipante na 7.ª edição
Manuel de Brito
Administrador não Executivo Benfica SAD

 “O PAANE do Instituto Português de Corporate Governance foi seguramente a melhor opção que podia ter tomado em termos de formação relevante para um administrador não executivo (ANE).

Foram três dias muito intensos e que cujo resultado final excedeu as minhas melhores expetativas, tanto a nível da qualidade e experiência profissional do corpo docente, como na utilização de uma abordagem eminentemente prática dos temas analisados, como ainda na  partilha de experiências com um grupo muito qualificado de participantes, enriquecendo muito os meus conhecimentos na função do Administrador Não Executivo.

Num momento em que a responsabilidade de um Conselho de Administração perante os diferentes stakeholders é cada vez maior, o ANE tem de ter as ferramentas necessárias para participar de forma ativa e desempenhar a sua função de supervisão com sentido crítico e construtivo.”



Víctor Guégués

victor guegues 2Participante na 6.ª edição Víctor GuéguésPartner Atena Capital

 “Encontrei no PAANE um Testemunho e Experiência ímpares, partilhada por quem tem a responsabilidade de “o ser” ou de já “o ter sido”.

 O exercício de um Chairman, ou Administrador não executivo, é cada vez mais decisivo nas organizações, num contexto de elevada incerteza e   profunda transformação dos modelos convencionais de negócio.

 Não existe um equilíbrio perfeito entre “o Executar”, “o Supervisionar” e o “Mediar”!

 Este programa, pelo excelente corpo docente que tem, transmite-nos a experiência comprovada de como o fazer, perante um conceito desafiador como   é a Governação Corporativa em ambiente de riscos e exigências crescentes (Digitalização de Processos, Cyber Risk, Descarbonização e Consciência   Social).

 A Estratégia e Governança das Organizações, em que a Meritocracia deve ser fator crítico de sucesso, não podem estar dissociadas da Inclusividade,   Diversidade e Sustentabilidade. Este Programa do IPCG e os seus Oradores demonstra-nos como, tendo excedido todas as minhas expectativas.”



Ana Isabel Morais

Ana MoraisParticipante na 5.ª edição
Ana Isabel Morais
Professora Catedrática do ISEG, Administradora e Presidente da Comissão de Auditoria do Banco Santander Totta

 “Num mundo com elevada incerteza, o Programa Avançado para Administradores não Executivos revelou-se extremamente eficaz na metodologia utilizada, alavancando a aplicação das variadas matérias à realidade da administração não executiva.

Excelente corpo docente, com experiência e conhecimentos relevantes e diversificados e com elevada capacidade pedagógica, fomentando um sentimento de grupo que seguramente perdurará após a formação. Os materiais fornecidos no Programa foram muito desafiadores, o que permitiu uma análise e compreensão aprofundada dos assuntos apresentados.

O Programa Avançado para Administradores não Executivos do IPCG demonstrou ser incontornável na preparação capaz de administradores não executivos.



Paulo Reis Vaz

Paulo Reis Vaz Participante na 5.ª edição
Paulo Reis Vaz
Presidente do Conselho Fiscal
Banco Português de Gestão S.A.
"O Programa Avançado para Administradores não Executivos do IPCG ultrapassou todas as minhas exigentes expectativas.

Abarca as mais diversas e actuais matérias de Corporate Governance, que são fundamentais para que um administrador não executivo ou um membro do órgão de fiscalização possa compreender e exercer as suas responsabilidades de um modo efectivo.

O IPCG conseguiu reunir uma diversidade de professores de qualidade invejável, com robustas competências teóricas e profissionais nas matérias que leccionaram.

O teste de avaliação e exame final são baseados na análise de casos reais que põem à prova os nossos conhecimentos e nos desafiam a tomar as melhores decisões para a resolução das situações que nos são colocadas. Para os que exercem ou pretendam vir a exercer funções de administração ou de fiscalização numa sociedade, recomendo, com grande entusiasmo, este curso que considero obrigatório."



Marinela Amaral

Marinela Amaral Participante na 4.ª edição
Marinela Amaral
Presidente do Conselho Fiscal
Banco de Desenvolvimento de Angola
“Depois da minha longa experiência como técnica e gestora na BANCA, as áreas de crédito, investimentos, regulação e supervisão, onde incluo a função de Administradora no Banco Central, por um período de 10 anos.

Estando actualmente a exercer a função de fiscalização como Presidente do Conselho Fiscal do Banco de Desenvolvimento de Angola, faço um balanço muito positivo deste programa para administradores não executivos, cujos conteúdos facilitarão novos desafios e abordagens complexas que o dia-a-dia nos apresenta, quando procuramos a busca de valor para a instituição, dentro dos princípios da ética., transparência e responsabilização.

Aliás, os temas multidisciplinares e a forma prática como foram abordados ultrapassaram as minhas expectativas e proporcionaram conhecimentos muito úteis. O tema da Governação Corporativa, estando muito na agenda do reguladores e dos gestores de grandes empresas, trás desafios, tais como ajuste da rotação do BOARD - com planos de sucessão estruturados de Administradores não Executivos, que incorporem cada vez mais considerações estratégicas, na base de uma matriz de competências - a reputação , a experiência e a diversidade. Não havendo diversidade no BOARD, não se alinha a sua composição com a estratégia do negócio/ empoderamento dos líderes para papéis mais inclusivos. Ficou mais claro que a preparação das reuniões, as relações interpessoais e os conteúdos estratégicos devem exigir mais tempo e que o papel das comissões especializadas tem que ser mais valorizado e destacado. Recomendo vivamente a todos os administradores e satff de primeira linha das organizações que pretendem fazer melhor e diferente, em linha com as melhores práticas.”



Carla Rebelo

Carla Rebelo Participante na 4.ª edição
Carla Rebelo
Diretora Geral
Grupo Adecco Portugal
O Programa Avançado para Administradores Não Executivos do IPCG proporciona o acesso a diferentes perspetivas importantes e a considerar no mundo corporativo.

Com uma capacidade de integrar e solidificar conhecimentos, habilita os participantes a análises mais completas e profundas. Os seus conteúdos relevantes e a exposição harmonizada dos temas cria o ambiente perfeito para discussões clarificadoras e muito úteis do ponto de vista prático.

O corpo docente é constituído por profissionais de renome e com experiências que, partilhadas permitem um grande acelerador de conhecimentos. 



Maria João Guedes

Maria João Guedes Participante na 4.ª edição
Maria João Guedes Professora Auxiliar com Agregação
ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão
“O Programa Avançado para Administradores Não Executivos (PAANE) do Instituto Português de Corporate Governance é um curso que permite a obtenção de conhecimentos teóricos e práticos essenciais para a função de Administradoras/es Não Executivas/os (ADNE).

O curso está bem estruturado, com uma boa divisão entre exposição teórica e reflexão/casos práticos. O corpo docente é de excelente qualidade, bem preparado e experiência de exemplos reais para partilhar, o que valoriza o curso e os conteúdos ministrados.

No meu caso em particular, procurava a partilha e reflexão mais na vertente prática sobre as dinâmicas do board, sobre os direitos e deveres das/dos ADNEs, da importância e responsabilização do cargo e como a supervisão pode ser efectuada de uma maneira rigorosa, responsável e sustentável, alinhando os interesses dos accionistas, gestores e demais stakeholders. O curso cumpriu e, até diria, excedeu as minhas elevadas expectativas iniciais.

Finalmente, mas de não menos importância, o grupo onde estava inserida era muito dinâmico, de elevada qualidade e muito diverso nas vertentes de género, formação de base, idades, sectores de actuação profissional e experiência, o que é um registo muito positivo para a criação de networking e de sinergias futuras.”



Francisco Antunes

francisco antunes copy
Participante na 3.ª edição
Francisco Antunes
Administrador
Novabase SGPS
“(…) Curso muito bem construído, em estrutura e equilíbrio, combinando um conteúdo programático adequado, que responde às necessidades atuais dos NEDs e um corpo docente que revela elevada experiência, profundidade e propensão para a discussão dos temas. Junta uma boa escolha de calendário. Em síntese, temos uma fórmula vencedora (…)”



Constança Carrington

Constança Carrington Participante na 3.ª edição
Constança Carrington
Sócia/Partner
Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados
“O Programa Avançado para Administradores não Executivos, dotado de excelentes docentes com experiências profissionais diversificadas e complementares, é uma formação de actualização e de aquisição de conhecimentos obrigatória para quem pretenda assumir um cargo de administrador não executivo, independentemente da sua formação de base.

As matérias abordadas, a experiência e a cativante dinâmica da exposição dos formadores bem como a sua interacção com os formandos permitiram-me uma reflexão séria e motivante dos princípios de Corporate Governance e da sua constante evolução e adaptação à realidade empresarial da actualidade, com a devida projecção para o futuro próximo e o médio prazo.

Os profissionais que pretendam assumir o cargo de administrador não executivo têm nesta formação do IPCG uma útil ferramenta de ponderação dos princípios da legalidade, da transparência e da responsabilização, com uma boa perspectiva do grau de envolvimento dos administradores não executivos nas diversas áreas de gestão e nas decisões estratégicas dos órgãos executivos bem como da sua relevância na cooperação com os órgãos de fiscalização, para defesa dos interesses de accionistas, investidores institucionais, trabalhadores e stakeholders.

A diversidade foi uma realidade no Programa Avançado para Administradores Não Executivos e dela resultou para mim uma experiência e troca de conhecimentos ímpares.”



Pedro Ferraz da Costa

pedro ferraz da costa copy
Participante na 3.ª edição
Pedro Ferraz da Costa
Presidente do Conselho de Administração
Grupo Iberfar
“O Programa Avançado para Administradores Não Executivos proporciona uma boa apreensão dos conceitos básicos e das melhores práticas para exercer essas funções.

As matérias, necessariamente técnicas e detalhadas, são apresentadas inseridas numa abordagem geral à problemática da gestão estratégica permitindo uma revisão sempre útil dos conceitos que lhe estão subjacentes.

A qualidade dos oradores foi bastante equilibrada e senti como bem empregue o tempo despendido. Recomendo vivamente, até para administradores executivos.”



Rita Barosa

Rita Barosa Participante na 3.ª edição
Rita Barosa
Managing Partner
Alantra Portugal
“O Programa Avançado para Administradores Não Executivos foi uma experiência muito enriquecedora. Hoje em dia as organizações, e os seus Conselhos de Administração, enfrentam novos e maiores desafios e riscos.

Esta realidade exige também maior responsabilização aos Administradores Não Executivos que necessitam desenvolver novas competências e estar preparados para estarem mais ativamente envolvidos nos temas cruciais para as instituições. Estes desafios exigem competências diferentes das do passado aos Administradores Não Executivos.

Em termos de aprendizagem, os conteúdos partilhados no Programa, pelo excelente corpo docente, foram uma mais valia do ponto de vista técnico, mas também um desafio ao desenvolvimento de um pensamento crítico sobre os temas actuais de Corporate Governance. A inclusão de componentes práticas na discussão tornou a abordagem mais cativante e interactiva aumentando a sua utilidade.

A diversidade do grupo com experiências muito diversificadas permitiu uma partilha muito interessante de conhecimentos.”



Instituto Português de Corporate Governance

Associação de direito privado, sem fins lucrativos

 

Instituto Português de Corporate Governance

 

Morada

Edifício Victoria

Av. da Liberdade, n.º 196, 6º andar

1250-147 Lisboa

Portugal

Informações

Tel.: (+351) 21 317 40 09

Fax: (+351) 21 936 28 23

Outros Contactos: Formulário Online

Skype: ipcg.portugal

Período de Funcionamento

Horário

09h00 - 13h00

14h00 - 18h00

Encerrado

Fins-de-semana e feriados