Eventos do IPCG

CAM – Comissão de Acompanhamento e Monitorização - Apresentação

CAM – Comissão de Acompanhamento e Monitorização

A CAM – Comissão de Acompanhamento e Monitorização resulta do compromisso assumido pelo IPCG de criar um sistema que permita a divulgação do Código de Governo das Sociedades junto de todos os agentes relevantes do mercado de capitais nacionais e internacionais, o acompanhamento dos trabalhos de monitorização, incluindo a elaboração do correspondente Relatório Anual, bem como a preparação de trabalhos futuros de revisão, em face da realidade apurada na monitorização, alterações na lei e a dinâmica internacional de evolução das melhores práticas de governo societário.

 

CAM - Commission for the Accompaniment and Monitoring

The Commission for the Accompaniment and Monitoring (CAM) of the Corporate Governance Code is a result of the Portuguese Corporate Governance Institute’s commitment to the creation of a system that promotes knowledge of the Code by all relevant national and international agents in the capital market, the accompaniment of the monitoring activities, including the writing of the annual monitoring report, and the preparation of future revision work in light of the monitoring outcomes, legislative amendments and the international dynamics of evolution in corporate governance best practices.

 

CEAM - Comissão Executiva de Acompanhamento e Monitorização

A CEAM – Comissão Executiva de Acompanhamento e Monitorização tem como principais funções o apoio às empresas emitentes na adequada interpretação do Código de Governo das Sociedades, bem como a realização e coordenação dos trabalhos de monitorização, com vista à realização do relatório anual de monitorização.

 

CEAM - Executive Commission for the Accompaniment and Monitoring

The Executive Commission for the Accompaniment and Monitoring (CEAM) of the Corporate Governance Code supports the issuers in what concerns the adequate interpretation of the Corporate Governance Code, and carries out the monitoring tasks, in order to prepare the annual monitoring report.


CAM - Pedro Maia

Pedro Maia

Pedro Maia

Presidente/Chairman

Dados Pessoais

Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Licenciado em Direito, Mestre (dissertação intitulada: Função e funcionamento do conselho de administração da sociedade anónima) e Doutor (dissertação intitulada: Voto e corporate governance — um novo paradigma para a sociedade anónima) em Ciências Jurídico-Empresariais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Foi Coordenador do Mestrado em Direito e Sub-Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

É advogado, desde 1992, atualmente com a inscrição suspensa a seu pedido, atuando também como árbitro e jurisconsulto.

Integra o corpo docente de diversos cursos de pós-graduação e participou em dezenas de júris de provas de mestrado e de doutoramento na área de direito comercial, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e na Universidade Católica Portuguesa.

Preside à mesa da assembleia geral de várias sociedades comerciais, sendo também administrador não executivo do EuroBic.

 

Professor of Law, Faculty of Law of the University of Coimbra

Non-Executive Director, EuroBic

President of the General Meeting of several companies


CAM - Alexandre Lucena e Vale

Alexandre Lucena e Vale

Alexandre Lucena e Vale

Dados Pessoais

 

FUNÇÃO ACTUAL

Vogal da Comissão Executiva do Conselho de Administração do Banco BPI, SA

 

FORMAÇÃO ACADÉMICA E COMPLEMENTAR

Licenciado em Direito, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1987)

Stanford Executive Program (2007) – Stanford Business School – Stanford University

 

PERCURSO PROFISSIONAL

2007 – 2016

Membro do Conselho de Administração do Banco Português de Investimento, SA

2000 – 2001

Director Coordenador da Direcção Jurídica do Banco Português de Investimento

1998 – 1999

Director do Banco Português de Investimento (apoio jurídico a vários departamentos do Banco, em particular, às Direcção de Corporate Finance)

1997 – 1998

Director do BPI – Serviços Financeiros (apoio jurídico à unidade de Corporate Finance)

1993 – 1996

Jurista do BFE – Serviços Financeiros

1991 – 1993

Consultor jurídico, Sociedade Independente de Serviços Financeiros

1991 – 1992

Consultor jurídico, GICES – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário

1990 – 1992

Consultor jurídico, Citibank Portugal

1988 – 1990

Jurista, CISF

1989

Advogado inscrito pela Comarca de Lisboa (estágio realizado com o Sr. Dr. José Robin de Andrade)

1988

Jurista, Instituto de Qualidade Alimentar

1986 – 1988

Monitor de Sistemas Jurídicos Comparados, Direito de Família e Teoria Geral do Direito Civil na Faculdade de Direito de Lisboa

ASPECTOS COMPLEMENTARES

Membro da Direcção da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa (1985-1987)

Presidente da Assembleia da freguesia de Santa Isabel (1986-1990)

Deputado da Assembleia Municipal de Lisboa (1994 – 1997)

A partir do início do mandato dos órgãos sociais do Banco BPI 2014-2016, participação nas reuniões da Comissão Executiva do Conselho de Administração do Banco BPI

 

PUBLICAÇÕES

“Estudo sobre o regime das Ofertas Públicas de Distribuição consagrado no Novo Código dos Valores Mobiliários” – Revista da Banca – número 46

“O Decreto-Lei nº 453/99, de 5 de Novembro: Trabalho Preparatório e Notas sobre o Regime Jurídico da Titularização de Créditos” – Revista da Banca – número 50

“Consultoria para Investimento em Valores Mobiliários” Direito dos Valores Mobiliários, volume V, do Instituto dos Valores Mobiliários

“E Depois do Código das Sociedades em Comentário - Nota” – Série Colóquios do IDET – Nº 6

“Informação e Operações sobre Valores Mobiliários” – Instituto dos Valores Mobiliários

 

Executive Director, Banco BPI


CAM - Ana Perestrelo

Ana Perestrelo

Ana Perestrelo

Dados Pessoais

Licenciada (2005) e Doutora (2011) em Direito, é Professora Associada do grupo de Ciências Jurídicas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde tem lecionado as disciplinas de Direito Comercial, Direito das Sociedades, Direito dos Valores Mobiliários e Teoria Geral do Direito Civil, nos cursos de licenciatura e de mestrado. Advogada e jurisconsulta, sócia da Eduardo Paz Ferreira & Associados. Investigadora do Centro de Investigação de Direito Privado. Membro do conselho de redação da Revista de Direito das Sociedades, da comissão executiva do Código das Sociedades Comerciais anotado e da comissão coordenadora do conselho redatorial da Revista Concorrência & Regulação. Membro da Comissão Diretiva do Fundo de Resolução — Banco de Portugal. Membro da lista de árbitros do Centro de Arbitragem Comercial da Associação Comercial de Lisboa e do Instituto de Arbitragem Comercial da Associação Comercial do Porto. Membro de diversos grupos de trabalho encarregues da preparação de projetos legislativos, na área do direito da economia, societário e financeiro, em Portugal, Guiné, Cabo Verde e Angola. Autora de diversos artigos e monografias e oradora em conferências e cursos pós-graduados em especial nas áreas do direito comercial, societário e dos valores mobiliários, direito da economia e arbitragem.

 

Professor of Law, Faculty of Law of the University of Lisbon

Attorney, admitted to the Portuguese Bar

Member of the Board of Directors, Resolution Fund – Bank of Portugal


CAM - Isabel Ucha

Isabel Ucha

Isabel Ucha

Dados Pessoais

sabel Rute Ucha da Silva é Administradora da Euronext Lisbon, a empresa que gere a Bolsa de Valores de Portugal. A Euronext Lisbon faz parte da multinacional Euronext NV, que integra várias bolsas europeias. Isabel Rute Ucha da Silva é licenciada em Economia pela Universidade Católica, detém um mestrado em Economia da Universidade Nova, e um Master Degree in Finance da London Business School. A nível profissional, dirigiu o Núcleo de Emissões e Mercados da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP, E.P.E., foi sócia de uma empresa de consultadoria durante cerca de 7 anos, desempenhou funções na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), e exerceu o cargo de Assessora para os Assuntos Económicos do Primeiro Ministro durante 4 anos. Simultaneamente, tem acumulado funções docentes na Universidade Católica lecionando vários programas de economia e financeiros (Economics, Corporate Finance, Economics of Finance, Economics of Regulation, European Economics, Portuguese Economy, Corporate Governance).

 

Chief Executive Officer, Euronext Lisbon and Interbolsa

Member of the Managing Board, Euronext N.V.


CAM - Paulo Câmara

Paulo Câmara

Paulo Câmara

Dados Pessoais

Na SÉRVULO desde 2008, é atualmente Managing Partner e sócio no departamento de Financeiro & Governance. Professor convidado no LLM – Master of Laws, no Curso de Mestrado Direito e Gestão e no Curso de Mestrado Empresarial, na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. Coordenador do Governance Lab, um grupo independente de investigação dedicado ao corporate governance.É também Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Bancos e membro da Comissão de Acompanhamento e Monitorização do Código do Instituto Português de Corporate Governance. Foi Vice-Presidente do Public Company Practice and Regulation Subcommittee da International Bar Association entre 2010 e 2012. Desempenhou funções como membro do Comité de Coordenação do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e do European Securities Committee, entre 2006 e 2008. Foi Diretor do Departamento Internacional e de Política Regulatória e do Departamento de Emitentes da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, entre 1998 e 2008. Exerceu funções como membro da Comissão Euro entre 1996 e 1998 e do Grupo de Trabalho para elaboração do Código dos Valores Mobiliários entre 1997 e 1999. Autor de mais de 60 livros e artigos publicados em direito financeiro, corporate governance, direito de mercado de capitais e bancário. Inscrito da Ordem dos Advogados desde 1991.

 

Attorney and Managing Partner, Sérvulo

Professor of Law, Portuguese Catholic University

President of the General Meeting, Portuguese Banking Association (APB) 


CAM - José Gonçalo Maury

José Gonçalo Maury

José Gonçalo Maury

Dados Pessoais

Data de Nascimento: 29 de Novembro de 1950

Casado, 3 filhas

 

FORMAÇÃO ACADÉMICA 

Licenciatura em Finanças pelo ISCEF / ISE – Lisboa (1973)

MBA do INSEAD, Fontainebleau, França (1978)

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Iniciou a sua carreira profissional no ex-Secretariado Técnico da Presidência do Conselho/ Departamento de Planeamento (1971-1973) e em períodos distintos (1973-1974 e 1976-1977) trabalhou em vários organismos do Ministério da Indústria, nomeadamente no IAPMEI.

Cumpriu o serviço militar na Marinha de Guerra Portuguesa de 1974 a 1976.

Curta passagem pela Quimigal (1977), antes de ter ido para o INSEAD em Fontainebleau, França, onde fez o MBA (1977-1978). Regressado a Portugal foi Diretor Comercial da Tobom – empresa de processamento de carnes (1978-1979), e Adjunto e Chefe de Gabinete do Secretário de Estado dos Transportes (1980-1981).

De 1981 a 1989 trabalhou no Citibank, em Espanha e em Portugal. Em Portugal foi responsável pelo sector financeiro, fez parte da equipa que negociou e preparou a abertura do banco em Portugal e, entre 1985 e 1989 foi Vice-presidente responsável pelo Departamento de Crédito e de Gestão de Risco.

De 1990 até 2014 trabalhou para a Egon Zehnder, tendo co-iniciado e co-liderado a sua introdução e desenvolvimento no mercado português. Em 1996 foi eleito Sócio da Egon Zehnder International e foi sócio-gerente do escritório em Portugal (2009-2011). Ao longo dos anos, exerceu a sua atividade numa grande variedade de contextos e projetos, no domínio da avaliação e selecção de executivos de alta direção, NEDs, estruturas organizacionais e consultoria a grandes grupos portugueses e internacionais. No quadro da estrutura internacional da Egon Zehnder, foi membro dos seguintes grupos internacionais: Serviços Financeiros, Consumer, Familly Business Advisory e Board Consulting

 

FUNÇÕES RECENTES E ACTUAIS

Presidente da Comissão de Remunerações da Semapa e da Secil (desde 2006) e da Comissão de Vencimentos da The Navigator Company / ex Portucel (desde 2007).

Vogal da Comissão de Vencimentos dos CTT (2014-2015).

Administrador Não-Executivo da Gestmin SGPS (desde 2015).

Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Gestmin SGPS (desde 2016)

Vogal da Comissão de Vencimentos do Conselho Geral e de Supervisão da EDP (desde 2015)

Presidente do Conselho de Remunerações e Previdência do Millennium BCP (2015-2018)

Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Zurich-Companhia de Seguros Vida, SA. (desde 2017)

Membro do Conselho Fiscal da Mello Gere (desde 2018)

 

Member of Remuneration Committees, EDP, Semapa, Secil, The Navigator Company

Non-Executive Director, Gestmin SGPS

Member of the Supervisory Body, Mello Gere

President of the General Meeting, Zurich – Companhia de Seguros Vida, SA

 


CEAM - Duarte Calheiros

Duarte Calheiros

Duarte Calheiros

Presidente/Chairman

 

Consultor de empresas

Vice-Presidente do IPCG - Instituto Português de Corporate Governance; Presidente da CEAM - Comissão Executiva de Acompanhamento e Monitorização do Código de Governo das Sociedades do IPCG.

Presidente do Conselho Fiscal da AEM – Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado.

Membro do Conselho Fiscal da ARES LUSITANI STC S.A.

Entre 2003 e 2013, Administrador Executivo da ZON Multimédia, SGPS (atual NOS) e também Administrador da generalidade das empresas do universo ZON.

Entre 2003 e 2006, foi Presidente da Comissão Executiva da Lusomundo Audiovisuais S.A e da Lusomundo Cinemas S.A.

Entre 1989 e 1998, foi Administrador da Sociedade Hispânica de Automóveis S.A., importador da SEAT para Portugal.

Entre 1998 e 2003, foi Presidente Executivo da HERTZ - HR Aluguer de Automóveis S.A., com atividades em Portugal, Espanha e Cabo Verde.

Entre 1976 e 1989 foi director/Administrador, com o pelouro financeiro, de indústria de fundição de aços especiais no Rio de Janeiro – Brasil.

Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Pontifícia Católica do Rio de Janeiro, no Brasil, com equivalência no Curso de Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica de Lisboa.

Fevereiro de 2023

 

Vice-President, Portuguese Corporate Governance Institute (IPCG)

President of the Statutory Audit Committee, Portuguese Issuers Association (AEM)

Vice-President of the General Meeting, Reditus

Former Chief Executive Officer and Executive Director, Lusomundo Audiovisuais, Lusomundo Cinemas, ZON Multimédia


CEAM - Mariana Fontes da Costa

Mariana Fontes da Costa

Mariana Fontes da Costa

Diretora Executiva/Executive Director

 

Professora da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, lecionando também, em colaboração, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e na Porto Business School.

Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, é Mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas (vertente Direito Patrimonial) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Doutora em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, com uma obra subordinada ao tema “Da Alteração Superveniente das Circunstâncias: em especial à luz dos contratos bilateralmente comerciais”.É advogada, tendo presentemente a inscrição suspensa a seu pedido.

É investigadora integrada do CIJ - Centro de Investigação Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e membro do European Law Institute e da Deutsch-Lusitanische Juristenvereinigung. Foi bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e do Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht.

Dedica-se, sobretudo, àárea do Direito Comercial, em especial à Contratação Comercial, área no âmbito da qual publicou vários títulos, entre monografias, artigos em revistas científicas nacionais e estrangeiras e capítulos em obras coletivas.

 

Professor of Law, Faculty of Law of the University of Porto

Visiting Professor, Porto Business School and Faculty of Economics of the University of Porto

Integrated Researcher at CIJ- Centre for Legal Research of the Faculty of Law of the University of Porto

Admitted to the Portuguese Bar.


CEAM - Abel Sequeira Ferreira

Abel Sequeira Ferreira

Abel Sequeira Ferreira

Presidente/Chairman

 

Abel Sequeira Ferreira é membro da Direção e Diretor Executivo da AEM - Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado1, e membro do Conselho de Administração da federação europeia European Issuers2.

É também membro do Conselho Consultivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, e, entre outras funções recentemente desempenhadas, foi membro da Comissão de Acompanhamento da Estrutura de Missão para a Capitalização das Empresas, e foi o único representante português na European IPO Task Force3.

A sua vasta experiência na área do mercado de capitais inclui o desempenho de cargos de Direção e de Administração na BVLP – Bolsa de Valores de Lisboa e Porto, na Euronext Lisbon, na Interbolsa, na FESE – Federation of European Stock Exchanges, e na ECSDA - European Central Securities Depositories Association.

Abel Sequeira Ferreira é Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e encontra-se a desenvolver investigação de Doutoramento, na Universidade Católica Portuguesa, na área do Corporate Governance.

É advogado, e nas últimas duas décadas lecionou regularmente em cursos de licenciatura e de pós-graduação, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, na Universidade Nova, no Instituto Superior de Gestão e no INDEG-ISCTE, proferindo também com regularidade conferências sobre Governo das Sociedades em Portugal e no estrangeiro.

 

1 A AEM representa o conjunto das sociedades cotadas no mercado português, incluindo as sociedades que integram o índice bolsista PSI-20 bem como um número significativo das restantes empresas cotadas em Portugal.

2 A European Issuers é a entidade que representa as empresas emitentes no âmbito europeu, agregando representantes de 15 países, num total de 9.200 empresas emitentes e representando uma capitalização bolsista de cerca de 8.500 milhões de euros.

3 A European IPO Task Force é o Comité de Especialistas que teve como missão apresentar, à Comissão Europeia e ao Parlamento Europeu, propostas de solução para os desafios a longo prazo que se colocam ao mercado de capitais na Europa, em especial em matéria de IPOs (Ofertas Públicas Iniciais).

 

 

 

Board Member and Executive Director, Portuguese Issuers Association (AEM)

Board Member, EuropeanIssuers

Member of the European IPO Task Force

Attorney, admitted to the Portuguese Bar


CEAM - Renata Melo Esteves

Renata Melo Esteves

Renata Melo Esteves

 

FORMAÇÃO ACADÉMICA

2016: Licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

2018: Mestrado em Direito, na Área de especialização em Ciências Jurídico-Empresarias, menção em Direito Empresarial, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tendo defendido publicamente, em 26 de outubro de 2018, a dissertação de Mestrado titulada “O Papel do Sócio na Gestão Societária – Um Contributo para a (Re)Compreensão da Responsabilidade Civil Societária”.

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Estágio na Ordem dos Advogados ­– Curso de 2017. Adjunta de Ensino na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra nos anos de 2017; 2018 e 2019, adstrita às áreas de Direito Civil e Direito Processual Civil. Advogada inscrita na Ordem dos Advogados desde 29 de agosto de 2019. Assistente Convidada na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra desde dezembro de 2019. Apoio jurídico à Comissão Executiva de Acompanhamento e Monitorização do Código de Governo das Sociedades (2020). Assistente Convidada a tempo parcial no Instituto Superior Miguel Torga desde setembro de 2020.

Prémios e Bolsas

2012 a 2016: Prémio dos 3% melhores alunos da Universidade de Coimbra.

2014: Prémio Escolar Doutor Paulo Merêa, pela obtenção da classificação mais elevada em disciplinas da Área de Ciências Jurídico-Históricas.

Bolsa de Estudos atribuída pela Fundação Rangel de Sampaio.

2015: Prémio Escolar Doutor José Joaquim Teixeira Ribeiro, pela obtenção da classificação mais elevada em disciplinas da Área de Ciências Jurídico-Económicas.

2016: Prémio Wolters Kluwer Portugal, pela conclusão da licenciatura com média igual ou superior a 15 valores.

2017: Prémio Escolar Doutor Manuel de Andrade, pela conclusão da licenciatura em Direito com a média final mais elevada, de 17 valores, no ano letivo 2015/2016.

2019: Bolsa de Mérito, atribuída pela Direção Geral do Ensino Superior, referente ao ano letivo 2016/2017.

Publicações

2021: O sócio gestor – da responsabilização direta e da responsabilidade por influência, Direito das Sociedades em Revista, março 2021, Ano 13, Vol. 25.


CEAM - Rui Pereira Dias

Rui Pereira Dias

Rui Pereira Dias

 

Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Aí apresentou a sua tese de mestrado, em Ciências Jurídico-Empresariais, intitulada Responsabilidade por Exercício de Influência sobre a Administração de Sociedades Anónimas — Uma Análise de Direito Material e Direito de Conflitos; e de doutoramento, subordinada ao tema: Pactos de jurisdição societários.

Além de Porto e Coimbra, estudou na Universidade de Heidelberg, na Alemanha, e obteve um LL.M. pela New York University School of Law, menção International Business Regulation, Litigation, and Arbitration.

Colabora regularmente, em Portugal, com outras Universidades em cursos pós-graduados, bem como em diversas publicações, designadamente a DSR — Direito das Sociedades em Revista, de que é Redator-Delegado.

É um dos Autores do Código das Sociedades Comerciais em Comentário, obra de sete volumes, publicada desde 2010.

Vice-Presidenteda Associação Luso-Alemã de Juristas, desde 2013.

É Advogado, atualmente com a inscrição suspensa a seu pedido.

Tem intervindo, como jurisconsulto, em diversos litígios judiciais e arbitrais, sobretudo em matérias de Direito Comercial, das Sociedades, da Arbitragem e Internacional Privado.

 

Professor of Law, Faculty of Law of the University of Coimbra

Member of the Supervisory Audit Committee, Portuguese Association of Public Markets (APMEP)

Vice-President of the General Meeting, REN

Admitted to the Portuguese Bar


Instituto Português de Corporate Governance

Associação de direito privado, sem fins lucrativos

 

Instituto Português de Corporate Governance

 

Morada

Edifício Victoria

Av. da Liberdade, n.º 196, 6º andar

1250-147 Lisboa

Portugal

Informações

Tel.: (+351) 21 317 40 09

Fax: (+351) 21 936 28 23

Outros Contactos: Formulário Online

Skype: ipcg.portugal

Período de Funcionamento

Horário

09h00 - 13h00

14h00 - 18h00

Encerrado

Fins-de-semana e feriados